Exposição de fotografias da Festa de São João

24/06/2014 07:48 - Modificado em 24/06/2014 07:48
| Comentários fechados em Exposição de fotografias da Festa de São João

cola san jonA Associação Terra Tambor exibe fotografias da festa de São João no Centro de Artesanato e Design.

 

Para Herlandson Duarte, um dos organizadores, o objectivo da exposição é fazer com que as pessoas tenham um olhar único e especial para a festa de São João, porque a festa precisa de um olhar especial, diferenciado pela sua dimensão na região norte. Para o mesmo, São João deveria ter olhares diferentes, como político, cívico, educativo e cultural.

Tendo em conta que a festa de São João é uma festa religiosa e profana, um lugar onde as pessoas rezam e jogam, saltam “lume nara”, encontram-se para jogos de azar e de fortuna, para o colá San Jon, as fotografias chamaram a atenção do grupo, porque cada um transmite um olhar muito específico a cada um dos momentos que marcam a festa.

Uma outra vertente da exposição são as molduras de rendas e típicos rosários de São João que se apresentam como quadros das próprias fotografias feitos pela artesã que vai dentro daquilo que é a lógica da associação Terra Tambor, uma forma de levar os artesãos a produzirem peças relacionadas com as temáticas de São João.

A exposição é composta por fotografias recentes e antigas que retratam épocas diferentes, onde a tradicional “Lume nara” ainda era feita no largo da ex-praça do camião, actual Pont d´Agua. Participaram quatro fotógrafos, Doca, Bob Lima, Arilson Almeida e Diogo Bento.

A exposição estará patente ao público até ao dia 01 de Julho, no Centro de Artesanato e Design.

 

 

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.