Violação de menores: uma galeria de horrores

24/06/2014 07:36 - Modificado em 24/06/2014 07:36

violação sexual menoresO fenómeno do abuso sexual outrora oculto, considerado como a mais odiosa das violências sexuais contra os menores, continua a ser um dos maiores pesadelos das crianças e das famílias.

 

O abuso sexual de menores é cada vez mais frequente na sociedade cabo-verdiana. E acontece em todo o lugar : em casa , na rua , na igreja , na escola. Em todo o lado .Embora a sociedade se mostre intolerante com esta situação devido à frequência das denúncias, os casos continuam a aumentar e são já considerados uma praga que envergonha o país . Devido ao enorme número de casos de violação sexual de menores está a circular uma petição pedindo o aumento das penas para casos de violação e a castração química para os pedófilos .

O Norte do país não escapa a essa praga que ninguém sabe como controlar 

Em Santo Antão, um pai foi detido por ter violado a filha de nove anos. Os dados da polícia revelam que há muito que o pai abusava sexualmente da filha. Na Ilha do Sal um homem com responsabilidades religiosas, violou uma criança de 10 anos que frequentava a dita instituição religiosa. Ainda na ilha do Sal, uma criança deficiente foi violada e o violador foi condenado apenas a cinco anos de prisão. O caso aconteceu no mês de Maio quando um outro indivíduo também de 28 anos foi buscar uma menina deficiente de 12 anos que estava a brincar em casa de uma vizinha e foi abusada em casa do violador.
Em Potinha de Janela mais uma criança foi abusada sexualmente por diferentes homens e ficou grávida. A criança vivia em situação de risco, pois provém de uma família que enfrenta problemas económicos e que devido às deficiências da mesma, os familiares não a controlavam. A adolescente foi transferida para o Centro de Emergência Infantil, na ilha de São Vicente, de modo que o ICCA vai ficar com a sua tutela e prestar-lhe o apoio que necessitar.
O Tribunal da Comarca do Paul mandou para a prisão 15 cidadãos que mantiveram relações sexuais com menores. No caso da Pontinha de Janela, doze indivíduos estão a aguardar julgamento em prisão preventiva por envolvimento com uma adolescente de 12 anos que se encontra grávida. Já na localidade de Poio de Padre, três homens foram enviados para a Cadeia Regional da Ponta do Sol por abuso sexual de uma menor de 13 anos.
Ainda em Santo Antão, na localidade de Mon pa trás, uma jovem com deficiência mental foi violada e ficou grávida. O processo esteve seis anos a mofar nas gavetas da Procuradoria da República da Ribeira Grande. Enquanto isso, nasceu uma criança também com deficiência mental, sem pai.
Os últimos casos de violação tiveram várias repercussões no país. A sociedade mostra-se revoltada com o comportamento persistente dos homens que aliciam menores para manterem relações sexuais. Há famílias que ficaram desestruturadas porque parte dos suspeitos era chefe de família.

O horror tem nome: Menina corta língua a agressor

Em 2012 uma menina com 15 anos, residente em Alto Mira, Porto Novo, que cortou quase metade da língua a um indivíduo que a tentava violar. Com a dentada desferida na língua do agressor, a adolescente escapou à violação.

No âmbito dessa tentativa de violação, o agressor e outros dois indivíduos estão a aguardar o desenrolar do processo-crime em prisão preventiva. O caso aconteceu no mês de Abril e, segundo o Comando da Esquadra Policial, os implicados que eram amigos da família da adolescente terão convidado a menor para ir com eles a uma horta.
Na proximidade da residência de um dos envolvidos e, pelo caminho, decidiram levá-la a uma casa. Já nessa residência, um dos indivíduos agarrou a rapariga, obrigou-a a entrar aos gritos num dos quartos, forçando-a a ter relações sexuais, enquanto os outros dois homens ficaram na rua a ouvir a menina a pedir socorro e implorando o agressor para a libertar.
Sal: violou criança deficiente e foi condenado apenas a cinco anos de prisão

Dois jovens de 28 anos foram condenados pelo tribunal da ilha do Sal a 4 e 5 anos de prisão por crime de violação sexual.
Um dos casos aconteceu no mês de Março do ano passado quando uma menor de 12 anos foi a casa de um indivíduo de 28 anos de idade, a mando da mãe buscar ingredientes para o almoço. O homem aproveitou-se da situação para abusar sexualmente da criança e foi condenado a 4 anos de prisão.
O segundo caso aconteceu no mês de Maio quando um outro indivíduo também de 28 anos foi buscar uma menina deficiente de 12 anos que estava a brincar em casa de uma vizinha e foi abusada em casa do violador. Este também foi punido com 5 anos de prisão.
É de se referir que desde o ano passado que os violadores estão detidos preventivamente na cadeia do Sal.

 

Mão Pra Trás: PJ procura identificar homem que violou e engravidou uma jovem retardada mental

Parece um filme de terror.Mas não é .É a realidade .Há seis anos uma jovem retardada mental foi violada e ficou grávida.O filho também nasceu com atraso mental. Como a jovem não sabe falar não conseguiu denunciar o criminoso ou criminosos.

O processo esteve a mofar na Procuradoria da Ribeira Grande. Só no passado fim de semana a PJ esteve no terreno para recolher amostras no suspeito referenciado , na jovem e no filho para realizar exames de DNA para determinar quem é o pai da criança que já tem seis anos.

Texto publicado no NN n º4

  1. Paulo Lopes

    É de bradar aos céus! Aquele a quem Deus deu intelecto, age como se não o tivesse! Os animais tem reagido em coerência total com os seus respectivos instintos. Quanto ao homem, em oposição aos seus traços humanisticos.

  2. JJ

    Sonho com um dia ver justiça verdadeira na nossa terra. É uma vergonha que os processos entram para o tribunal e levam 2 – 5 anos para resolver. E sinceramente vamos aumentar as penas e colocar punições mais severos, pois os bandidos realmente vão para a prisão para relaxar… isto quando os casos são julgados e até lá continuam as suas vidas normais estando a vitima sujeito a encarar o violador /agressor / ladrão todos os dias aumentando a revolta interior da vítima dia após dia.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.