Projecto Regresso Temporário de Nacionais Qualificados

18/06/2014 09:04 - Modificado em 18/06/2014 09:04

sao_nicolauSociedade, organizações não-governamentais e associações comunitárias do Tarrafal de São Nicolau, passam a saber a partir de hoje, como mobilizar recursos humanos da diáspora a partir do Projecto Regresso de Nacionais Qualificados.

 

Vai ser apresentado hoje no fim do dia, no Tarrafal de São Nicolau, o Projecto Regresso Temporário de Nacionais Qualificados, TRQN III, uma parceria entre a Câmara Municipal e o Ministério das Comunidades.

O encontro conta com a participação da sociedade, de Organizações não-governamentais e de associações comunitárias, de forma a obterem informações sobre como aceder à consultoria ou mesmo assessoria para a elaboração de projectos em áreas como Agronegócios, Tecnologias de informação e comunicação, Turismo, Saúde e Economia marítima, sendo certo que o TRQN III,  é uma oportunidade de promoção e de mobilização de recursos humanos da diáspora cabo-verdiana, sobretudo na Holanda e noutros países da União Europeia, visando a capacitação de sectores chave para o crescimento económico e a redução da pobreza em Cabo Verde.

O TRQN III é o resultado de uma parceria entre o Governo de Cabo Verde, representado pelo Ministério das Comunidades, e a Organização Internacional das Migrações, OIM, através da sua representação no território nacional.

Esta iniciativa arrancou em 2013, vai durar até finais do ano que vem, e está a ser implementada em termos técnicos pela OIM, com o objectivo de contribuir para a capacitação das instituições públicas, privadas e da sociedade civil em todas as Ilhas, cuja actuação e mandatos se relacionam com sectores económicos e sociais identificados como prioritários para o crescimento económico e a redução da pobreza.

O Projecto permite que quadros cabo-verdianos residentes no exterior venham trazer ao país as suas experiências profissionais, como já aconteceu com os projectos “Dias Cabo Verde” e “Diáspora contributo”.

  1. Zender

    Uma oportunidade para os que cá estao a espera de sé gota dagua pa sé simbrom e logo de seguida os demais que estao bem colocados lá fora!

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.