Mindelo : Grafites e panfletos atacam autoridades

16/06/2014 12:38 - Modificado em 16/06/2014 12:38

COOKIE2Nos últimos dias, foram colocados na cidade do Mindelo várias grafites e panfletos com mensagens dirigidas às autoridades e, em particular, ao Governo. Quando se suponha que as redes sociais tinham anulado as denúncias via panfletos e pinchagens, eis que estes regressam ao convívio dos mindelenses.

Os autores das grafites não estão identificados e as suas mensagens têm cariz social. Uma delas pergunta: porque é que os políticos têm tudo e o povo “ta lambe prot”. Uma outra apresenta uma imagem de suíno e afirma: “nos é governod pá um tchuk”. O NN tentou chegar aos autores, mas não foi possível. Parece que a ideia é mesmo a de manter o anonimato. Os mindelenses com que falámos acham que “é uma forma como qualquer outra para protestar e mostrar o descontentamento”.

Quanto aos panfletos, estes surgiram na semana passada colados nos postes junto da Praça Nova e são dirigidos aos “governantes bandidos”. Estes focalizam-se nas relações entre traficantes e governantes. Um deles diz o seguinte: “já vi muitos traficantes a andarem de cavalo com príncipes e muitos juízes e procuradores a andarem a pé como se fossem escravos”. Outro panfleto transmite que “um país vai mal quando aqueles que governam se deixam levar pela opinião dos traficantes e quando as autoridades começam a beber logo pela manhã”. Não se sabe se esses panfletos são um caso isolado ou se fazem parte de algum plano. Mas o certo é que todos se lembram que existia uma cultura do panfleto que foi usada no regime do partido único e depois da abertura política em vários actos eleitorais. Com a massificação da internet, das redes sociais e, em particular, com a possibilidade de se comentar no anonimato nos jornais online, essa cultura foi desaparecendo.

 

  1. Geronimo

    No dia que o povo de cabo verde acordar ..muitos governantes não vão conseguir dormir.
    O movimento “Acorda Brasil” precisa ser plagiado em CV.
    pelo menos os professores de santiago já deram um cartão vermelho e vao a luta.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.