China e Vietname levam disputa territorial a Nações Unidas

11/06/2014 09:18 - Modificado em 11/06/2014 09:18
| Comentários fechados em China e Vietname levam disputa territorial a Nações Unidas

china1A China e o Vietname levaram até às Nações Unidas a disputa territorial que mantêm no Mar do Sul da China, um assunto que o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, instou hoje a que seja resolvido pela via pacífica.

 

Os dois países entregaram ao secretário-geral documentos com as suas respetivas posições, para serem distribuídos entre os 193 membros da Assembleia Geral da ONU.

Na sua carta, o Vietname insiste que uma plataforma petrolífera instalada pela China perto das disputadas ilhas Paracel está totalmente na “zona económica exclusiva e na plataforma continental” do Vietname, o que considera uma “séria violação” da sua soberania e da sua jurisdição.

As autoridades vietnamitas acusam também a China de incumprimento de vários acordos internacionais e de minar “gravemente” a confiança entre os dois países.

Pequim defendeu as operações petrolíferas e acusa o Vietnam de bloqueá-las ilegalmente com o envio de navios de guerra para a zona e com agressões a barcos chineses.

Numa informação publicada na segunda-feira, o governo chinês denunciou 1.416 casos em que navios vietnamitas abalroaram embarcações chinesas que trabalham nas águas junto as ilhas Paracel, desse que iniciou a instalação de uma plataforma petrolífera na zona.

Um porta-voz de Ban Ki-moon, Stéphane Dujarric, afirmou hoje em conferência de imprensa que o secretário-geral da ONU quer que todas as partes utilizem as vias previstas na legislação internacional para resolver a disputa por meios pacíficos.

 

dn.pt

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.