Voluntariado: Jovens recebem certificado de formação

10/06/2014 07:50 - Modificado em 10/06/2014 07:50
| Comentários fechados em Voluntariado: Jovens recebem certificado de formação

COOKIE2Cerca de 30 jovens de diferentes zonas de São Vicente participaram numa formação de voluntariado promovida pelo Centro de Juventude do Mindelo durante o mês de Maio.

 

O encerramento da formação do voluntariado culminou com a entrega dos certificados aos jovens participantes.

Durante a formação, foram trabalhados diferentes módulos entre si; o associativismo, o voluntariado, os primeiros socorros, o inglês, o francês, a organização e gestão de eventos e de recursos humanos. E uma das componentes integradas no projecto de formação do voluntariado é o estágio em diferentes instituições que trabalham com o voluntariado e pessoas carenciadas.

Alveno Soares, formando, acredita que “as vantagens reúnem voluntários com ou sem experiência, uma troca de experiência entre pessoas diferentes revelando numa mais-valia. O mesmo acredita que a formação foi ministrada por excelentes formadores com o objectivo de reestruturar o voluntariado e que já iniciaram a colocar em prática o que aprenderam durante a formação nas instituições onde efectuam o estágio”.

Dulcineia Sousa, estudante do segundo ano do curso de Serviço Social e formanda, fala da sua experiência retirada da formação e diz que foi proveitoso tendo em conta o curso em que se está a formar. Será algo que lhe servirá como experiência no terreno e permitirá colocar em prática as teorias ensinadas na universidade. “Esta formação foi importante pois desperta os jovens como pessoas humanas, sensibiliza a ajudar o próximo. Num mundo onde cada um pensa somente no seu umbigo, é necessário o trabalho de voluntariado para darmos o pouco que temos em função do próximo”.

Segundo Manuel Fortes, responsável pelo Centro de Juventude do Mindelo, o objectivo da formação é tentar formar um voluntariado de qualidade tendo em conta as solicitações da sociedade tanto a nível local como internacional. Neste momento, três voluntários encontram-se em Itália e mais três em Portugal realizando serviço voluntário europeu, pois deve-se, necessariamente, primar por uma formação de qualidade.

 

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.