Mistério: Desmaio de alunas leva liceu de Coculi a suspender as aulas

10/06/2014 07:28 - Modificado em 10/06/2014 07:28

liceu coculiAs aulas no liceu de Coculi, Santo Antão , Ribeira Grande, foram suspensas durante o período da manhã desta segunda-feira, 9, devido aos gritos estranhos e sem motivo de mais de 15 alunas que frequentam aquele estabelecimento de ensino. O fenómeno já aconteceu noutros liceus do país. E as explicações dadas para os casos não convencem os encarregados de educação.

 

Mais de 10 alunas começaram a gritar e com falta de ar no Liceu de Coculi, de onde algumas foram encaminhadas para o Hospital João Morais e outras assistidas no local.

De acordo com o Director da Escola, Julião Assunção, é uma situação estranha, pois há “gritos que não se sabe o que é” que se alastram de repente pela Escola.

Julião Assunção adianta que o problema foge ao controlo e não é medicável, mas conseguiram normalizar a situação com a ajuda dos psicólogos e, “à tarde, as aulas decorreram normalmente”.

A psicóloga clínica do Hospital, Celeste Chantre, diz que se tratou de um caso de pânico generalizado e que são coisas que acontecem: “é psicológico e acontece”.

Até ao momento, não se conhecem as causas que levaram a esse comportamento. O NN sabe que sempre que esse cenário começa nalguma escola, repete-se noutras escolas do país. É de realçar que já aconteceu no Liceu Ludjero Lima, em São Vicente, no Liceu do Tarrafal de São Nicolau. Em Santo Antão, em Coculi, Ribeira das Patas, Ribeira Grande, Porto Novo e no Liceu de Santa Maria – extensão da Escola Secundária Olavo Moniz (Espargos).

 

  1. Andrea Fortes

    No meu tempo, no tempo colonial, claro está que o Liceu era reservado para pessoas com um certo poder financeiro e famílias com menos poder e algumas familias pobres mas cujos filhos tinham uma certa dose de inteligência.
    Hoje qualquer imbecil pode frequentar um Liceu ou uma Universidade pois a sua capacidade mental e a sua capacidade cognitiva nao é levada em conta.
    Nao esquecer as frustrações sexuais colectivas que estao sujeitas estas jovens dada a sua iniciação precoce na vida sexual e uma libido desenfreada e incontrolavel.
    Uma dose de chicotes como no meu tempo é um remédio eficaz para combater essas cenas ridiculas que só contribuem para denegrir esses Liceus que já por si nao estao bem cotados no seio da sociedade.

  2. Waldim Silva

    Não me venham dizer, caros professores e psicólogos, que tais desmaios deve-se, como escutei na rádio, ao estado emocional das alunas devido ao fim do ano letivo e a realização dos testes, porque senão não seriam só as alunas a desmaiarem, pois os rapazes também se abalam emocionalmente também. Creio que estão tentando encobrir aquilo que parece lógico para todo o mundo: Roupas rasgadas, gritos, fando coisas sem sentido, força excessiva, estado de transe…entre outros, acho k tá mais k claro.

  3. Dario

    Maltas, nos que já frequenta esse escola e k tava lá quando isso acontece primeira vez no sebe como que era perturbador, e nesse altura houve um monte de comentário infeliz de muitas pessoas, mas isso é normal, PK falta de informação de pó gente te fala atoa, porque e só escreve isso ne google e há monte de informação sobre isso, ne pé bsote continua de faze comentários infeliz bsote pesquisa e bsote isda ques vitimas, porque assim e mais facil, e também da sugestões o k deve ser feito….mim he sugestão e escola organiza um palestra sobre esse tema ‘histeria colectivo’ e informa ques alunos e pais sobre esse problema, e tenta mostras como que és de lida que esse problema … Pe quem quem sebe o k isso um pequeno informação de esse doença http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-e-histeria-coletiva. …….. BSO informa e bsote isda …

  4. Kelvin

    É um situaçao que deve ser investigado com muito cuidado, porque eu acho que nao é normal este comportamente so nas escolas

  5. maurino jorje montei

    não julgas ao próximo e nem a ti mesmo! pode ate ser algo psicológico mas na minha opinião e um problema espiritual, e só acontece com pessoas de pouca evolução espiritual o que os deve procurar concentrar e fortalecer seus pensamentos apenas em coisas boas.um abraço amigo a essas pessoas e força e coragem espiritual.ter
    pensamento + ajuda muito

  6. Isaías Pereira

    Eu sou ex-aluno da escola de coculi e presenciei quando isso aconteceu pela primeira vez e posso garantir-vos que é um caso para se levar a sério, deve ser estudado o comportamento dos alunos para se perceber qual a situação para depois vir com falas..
    Parem de inventar asneiras para confundir as pessoas…
    se não sabem o que está a passar nem comentem…

  7. Aura

    Tem gente censata q te faze comentários crediveis e há alguns q te faze comentarios infelizes q te mostra ses baixa escolaridade te procura justificativas maldosas ma q bost escse q enquanto mund é mudn no te sujeito a tudo.Em vez de bem q disparate bsot mantem calod essunt é serio.”Falta de cmê esterismo ” tamanha ignorância

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.