Peixeira condenada por injúria ao caixa do BCA que fez o pagamento de 8 mil contos da sua conta

3/07/2012 00:04 - Modificado em 3/07/2012 01:26

Maria Ramos, mulher que em 2006 ganhou 32 mil contos ao acertar no joker do Totoloto foi condenada a cinco meses de prisão. Porém a pena foi suspensa por um período de dois anos e dois meses. Em causa esteve um processo-crime que imperava sobre esta peixeira acusada de injúria e difamação por um funcionário do BCA. O caso foi parar aos tribunais porque Maria responsabilizou o caixa pelo desfalque de 8 mil contos da sua conta bancária

 

O caso da mulher que ganhou 32 mil contos ao acertar no joker do Totoloto, em 2006 continua a despoletar apreciações no Tribunal de São Vicente. O desfalque de 8 mil contos da conta bancária de Maria Ramos arrasta-se desde de 2006 e até hoje o mistério continua.

Durante estes seis anos vários processos deram entrada junto das autoridades judiciais, como forma de resolver o assunto. Mas ainda as autoridades não conseguiram descobrir o paradeiro dos 8 mil contos. Maria Ramos moveu uma queixa contra o BCA para reaver o seu dinheiro, na altura do desfalque.

Porém em Outubro de 2011, o caixa do BCA, Bernardino Lopes, que entregou o valor a um homem que foi levantar um cheque de 8 mil contos ,apresentou uma queixa-crime na Procuradoria de São Vicente acusando a peixeira dos crimes de injúria e difamação. Segundo o processo-crime, Maria proferiu ofensas contra Lopes responsabilizando-o pelo desfalque dos 8 mil contos.

O caso esteve a ser julgado pelo Segundo Juízo Crime e Ramos foi condenada a cinco meses de prisão, mas viu o magistrado suspender a pena por um período de dois anos e dois meses.

Segundo a advogada da peixeira “ela confessou o crime, bem como o juiz levou em conta o depoimento das testemunhas que confirmaram que ela proferiu ofensas contra o queixoso. Por isso recebeu uma condenação, está proibida de contactar o queixoso e terá que pagar-lhe uma indemnização no valor de 30 contos”.

Questionada sobre o não cumprimento das medidas a causídica responde que caso não pague a indeminização, ou volte a procurar o caixa do BCA será encaminhada para a Cadeia Central, para cumprir a pena de cinco meses de prisão. Quanto ao funcionário do BCA mostrou disponibilidade para falar do desfalque dos 8 mil, porém afirmou que irá pedir uma autorização junto da agência bancária para prestar o seu depoimento.

Bom , o Tribunal já condenou a peixeira pelo crime de difamação e injúria , mas a verdade é que essa difamação e injúria foi proferida quando a senhora soube que da sua conta no BCA ” voaram” 8 mil contos. O problema é que até hoje não se sabe quem levantou o cheque de oito mil contos numa caixa do BCA, sabe-se que a assinatura era falsa, não se sabe como foi possível alguém levantar de uma assentada oito mil contos numa caixa. O que sabe é que a peixeira já foi condenada enquanto o seu dinheiro continua a “voar”.

  1. Lalune

    Quer dizer, para condenar as Sra. por ter dito umas caralhadas aos tipos que fizeram desaparecer 8 mil contos (não foram 8 centimos) da sua conta a justiça é feita num ápice, mas obrigar o banco a apresentar provas de que pagou esse dinheiro e a quem o pagou, já não há justiça que se pronuncie…FRANCAMENTE, e não venham com tretas porque quem não conhece Cabo verde pensa que a ilha de S.Vicente é uma ilha imensa onde ninguém conhece ninguém.

  2. Notlina

    Como é possível levantar esse dinheiro todo de uma conta alheia com um cheque falso , e não ser ressarcida ate o dia de hoje, é uma vergonha para uma instituição Como o BCA.

  3. mdaluz

    Esse é justiça de Cabo verde a peixeira ja é condenode pe injuria.E se dnhero 8 mil conto quando é que Banco te dal el?

  4. Soncente

    Triste situaçao. Conheço a Maria e sei qual é o estado de revolta q essa senhora está a passar. Sem dúvida qela não tem o direito de difamar o funcionário em qestão.
    Mas agora pergunto:
    Se já foi provado por peritos estrangeiros q a assinatura é falsa, o único culpado deste desvio é o Banco. Pq os caixas tem la no computador a assinatura das pessoas que podem assinar os cheques. Houve um erro do caixa se calhar. O Banco deveria pagar a senhora o seu dinheiro e depois resolver o problema interno.

  5. Lita

    Será que o dinheiro dela vai voltar para conta? Qual é a penalidade para o BCA? Isso que não entendo. Abuso mesmo. Sinceramente. Qualquer um dos funcionários podem falsificar a assinatura dela. Isso cheira podre

  6. Acho que o banco deve ter mais cuidado. Como é que alguém apresenta no caixa para levantar um valor tão alto, não é o próprio dono e o banco não indaga nada? Espero que autorizem o funcionário a falar, para que tudo fique esclarecido

  7. AIBU

    dvera dvera mundo é prop injusto.quel aldrabao ta desvia 8 mil conto dum pobre pessoa que ca nem sabê da um assinatura,é ela é qta ser condenod.se era um rico,um tem certeza que ess aldrabao ja tava na cadeia.ness terra dmerda tud é ao contrario.uns bandido ta roba es ta otchas que dnher folse, droga, arma etc. é es é qta fca livre pas podê cometê mas crime.um ta pergunta se es gente qta na justiça ta conhecê ses traboi ô senao es es cumplice.pa pos tud na cadeia.bando de aldraboes.

  8. santos rodrigues

    fracamente, porqué penelizar D Maria? Ela esta a passar momentos dificeis devido o desaparecimento do seu dinheiro, ainda vai sofrer pena. ela esta a agir desta forma tudo por causa do seu dinheiro.

  9. Jb

    BCA tem desas não é primeira vez ja foi tirada da minha conta algumas so um catava t´ma fé tava f´ca assim b´sod dal se d´nher e pel tra tud se paus daquel bonk cata da b´sot vergonha onde justiça ess justiça cata funciona foi provod que ouve corruçao na camara ques cabeça de corupçao ca fui d´sid nada sobre ess e ques condenod basta devolve quel d´nher ess ta f´ca livre e ques ot case d´corrupçao q´bsot ca d´scubri deve tem um data.

  10. Jb

    um funcionar d´camara ta ganha 20 cont e el tem tchom d´casa pa yud lod des ilha el tem casa e cor top d´gama e nada ta cont´se quel ja b´sot pensa na quel s´nhor d´copa tond tchom quel tem el compras? quel cor q´Benvind Cruz tem era d´seu justiça ja spia so na bonk foi dond entrada pa copa um cheq na valor daquel cor o el trocal pa ques comp q´cada dia el tita proibi gent d´ba la onde justisa? bo ta li o não ontom funciona que bo é pag pa iss.

  11. EM

    Ess é um kassubody legal na terra e ca reclama k senão cosa ta fca mal pa bo lod….é logico k kassu na rua ca ta caba s mas “grande” t da exemplo…(grande=estado)

  12. Dje Guebara

    Vergonha deveria de sentir esso tal inepto com o tìtulo de juiz que talvez não nasceu de uma mulher lutadora para a sua sobrevivencia de cada dia em essas benditas ilhas em que o terrivel sistema colonial nos deixou como herança. Pois esta bendita mulhrer têm toda à razão de estar raviosa do desaparecimento do seu dinheiro.por a conduta dos imcopetentes funcionarios de esso banco,que deveria esso tal juiz de farrapo fazer uma investigação para saber em que mãos foi aparar este dinheiro.

  13. jom d'pola

    é simplesmente triste e vergonhoso; rm cabo verde a justiça anda en sentido unico; coitado do zé povinho

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.