Tmá boné: Praia é….essssse ?

9/06/2014 01:22 - Modificado em 9/06/2014 01:22

interrogação2030 é… esse?!

Geralmente, o povo mindelense resume os grandes debates políticos cabo-verdianos a uma piada. E o Fórum de Transformação de Cabo Verde não fugiu à regra. Politólogos, fazedores de opinião ou simples mandadores de bocas, discutiram a necessidade ou não de planificarem o país para daqui a 30 anos. Uns a favor, a maioria contra e, principalmente, um homem na casa dos 60 anos que dizia que para ele teria dado jeito se a planificação dos últimos 30 anos tivesse dado certo, mas que para os próximos 30 nem que façam um cemitério com três andares lhe serve de nada. E o debate estava acalorado quando um cidadão anónimo saiu com esta: mi q um kebra da gaita e es ta fala de bem-estar dali a 30 anos…. Mas…. 2030 é…. Esse?!

 

Praia é…. Esse

É uma praga. Uma chatice e virou moda. Quando os mindelenses contactam os “Serviços desconcentrados do Estado” e mesmo empresas privadas ou estatais com a administração na cidade da Praia, reclamando ou pedindo informações, na maioria das vezes são despachados com um irritante, horripilante: “ta espera pa Praia” ou “vou contactar a Praia”. No início, os mindelenses achavam que os coitados dos chefes locais eram oprimidos pelos tentáculos opressores do Poder Central; proibidos de falar; resumidos à sua insigne condição de chefinhos da província de Santiago a norte do arquipélago. Mas… mas essa história de “espera pa Praia” pode trazer água no bico, preguiça, falta de vontade e até não querer fazer nenhum e atirar a culpa para a Praia que, sendo grande e opressora, tem as costas largas. E os mindelenses já não querem aceitar essa desculpa quando querem resolver os seus assuntos. E há dias um cidadão depois de muito ir a uma repartição tratar de um assunto e ter como resposta “ta espera pa Praia” saiu-se com esta. “Uvi li. Se es chefe não consegue resolver os nossos problemas e tudo tem que ser a Praia a resolver…. porque não pedes à Praia também para não te colocar o dinheiro do teu salário na conta, visto que não fazes mais nada a não ser “espera pa Praia”. Fez-se silêncio e alguém disse: Praia…. É esse?!

 

Cosa é…. Esse?!

Uma jornalista da RCV na ilha do Fogo, reportava sobre o cheiro de urina que invade algumas ruas da cidade de São Felipe e disse: “para além disso, temos que ver homens a fazer chichi nos becos, obrigando as pessoas a verem coisas que não querem ver”. Mas… que cosa é esse?

Crónica social publicado no NoticiasdoNorte impresso n 2

 

  1. no ta diduf

    NOS TERRA TE UM AUTENTICA PIADA DE HUMOR NEGRO

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.