Nova vista sobre a Baía: Caizim do Mindelo em obras de requalificação

30/05/2014 00:41 - Modificado em 30/05/2014 00:41

zona do caizinhoO Caizim do Mindelo, a antiga retrete pública dos mindelenses, vai ter uma nova imagem com a construção de uma plataforma com duas vistas de contemplação da Baía do Mindelo. A obra está a ser realizada pela ENACOL, empresa nacional de combustíveis.

 

O Caizim do Mindelo, local histórico da ilha de São Vicente desde da época da colonização da ilha, foi utilizado como um espaço de depósito de lixo tendo em conta a não existência da rede de esgotos na altura. Agora, vai ter uma plataforma que dará acesso a duas novas vistas para a Baía do Porto Grande.

Enquadrado no projecto de requalificação do cais de carga e descarga e de reposição de uma maior segurança da área das instalações da ENACOL, a mesma empresa, a pedido da Câmara Municipal de São Vicente e da AMP, Agência Marítima e Portuária, está a realizar obras de requalificação do Caizim do Mindelo.

Para o responsável, Alírio Spencer, operations manager da ENACOL, o objectivo é requalificar a zona e o cais de descarga, dadas as operações realizadas e possibilitar melhores condições de segurança. Vai ser construída uma plataforma com duas vertentes: uma para a contemplação do porto e a outra, atrás do armazém, será vedada, servindo de saída de emergência das instalações da Enacol.

Segundo o responsável, o projecto está orçado num total de 170 mil contos e a previsão da conclusão do mesmo será no mês de Novembro do ano corrente, altura em que os mindelenses poderão desfrutar de um novo ponto de contemplação da baía do Porto Grande.

 

  1. Primeiro foi a COPA SA que fez um belíssimo trabalho frente e traz das suas instalações através de uma obra 100% requalificada com vias de acesso e também na construção de um muro na torrada, agora é a ENACOL com a construção de uma plataforma aumentada para o mar sobre a qual nascerá uma vista para contemplação do porto. Isso demonstra que são duas empresas com finalidades diferentes, mas com objectivos de ajudar essa ilha que tanto precisa. Obrigada a COPA, Obrigada a Enacol.

  2. Eduardo monteiro

    Antiga retrete publica dos mindelenses, para quem não conhece a história de S.Vicente, fica totalmente baralhado, foi usado, sim senhor, ao longo de vários anos pela população carente para defecar e local de despejo “das ditas latas de 9.horas” quando não havia rede esgoto, mas é bom lembrar que muitas casas já possuíam fossas sépticas.

  3. Manuel Joaquim Lopes

    CAISIM é o local onde “O ESGOTO AEREO” era ENCAMINHADO a determinada horas. Se era um espaço para depósito de lixo, nao entendo a menção do articulista quando refere, a não existencia da rede de esgotos na altura. Agora temos rede de esgotos mas, se não me engano a rede de esgotos não é para drenar lixo. Local conhecido de todo o Mindelense mas, historico não sei. Se a gente construisse la um MUSEU, alquem que me diga o que nós poderiamos expor la, como atração? Quem teria nariz para aguentar, …

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.