Ataque ao património do Mindelo: AH! Soncent já bo cabá na nada

29/05/2014 07:31 - Modificado em 29/05/2014 07:31

FortimO património histórico de São Vicente está votado ao descaso e abandono. Vários edifícios históricos da ilha estão em ruínas, a cair em pedaços. Enquanto a sociedade vai assistindo à degradação constante desses edifícios, vão surgindo ideias e propostas de recuperação, mas que não passam de, na melhor das hipóteses, boas intenções de que o inferno está cheio. E na pior das hipóteses: o blá, blá do costume. E como dizia o Geada de Sérgio Frussoni: Ah! Soncent já bo cabá na nada

 

Fortym Del Rey

 

O Fortym Del Rey é já um clássico no que se refere ao desrespeito pelo património histórico mindelense. Em 2009, com pompa e circunstâncias, foi feita a apresentação do projecto que iria tornar o Fortym num hotel e num casino. Mas agora, ninguém aparece para assumir as responsabilidades pelo seu abandono e degradação. Todo o edifício está em ruínas. O espaço vedado à circulação das pessoas. O descaso impera e torna-se lei sobre o património de São Vicente.

Vários mindelenses têm pedido a intervenção tanto do Governo como da Câmara Municipal para que seja reposta a legalidade e que seja dado um destino a esse espaço único da cidade. Não há soluções em vista. A crise paga as favas…. e “Ah! Soncent já bo cabá na nada”.

 

 

Liceu Gil Eanes

Estava previsto que o edifício onde funcionou o Liceu Gil Eanes, mais tarde, a Escola Preparatória Jorge Barbosa e, agora, a Reitoria da Universidade de Cabo Verde, iria conhecer uma nova vida com as obras de requalificação. Até foi colocada uma placa a anunciar o início das obras. Até agora, “nem vent nem mandot” e é visível, do lado de fora do edifício, o estado de degradação clamando por uma intervenção urgente. O edifício continua a ser utilizado, mas as obras de restauro estão pelos lados do inferno, no mesmo pacote das boas intenções e do blá, blá de salvaguarda do património nacional. E perante esta situação, o Geada sentenciaria: “Ah! Soncent já bo cabá na nada”.

 

Continuando ainda na senda de locais de ensino, chegamos à Escola da Praça Nova, agora transformada em latrina e refúgio de meliantes. As autoridades deixaram que as fezes e o desleixo conspurcassem as memórias de quem lá aprendeu as primeiras letras. Pior, deixaram transformar em lixo, em porcaria, um local onde o património imaterial de São Vicente deveria estar preservado como um local sacrossanto. O argumento de falta de verba para executar a obra é ridículo e ofensivo para os mindelenses e para o património material e imaterial desta cidade. Não é preciso dizer que Geada, utilizando as palavras de Sérgio Frussoni, diria: “Ah! Soncent já bo cabá na nada”.

 

Mas esquecido está sem sombra de dúvida, o edifício da ex-Conservatória dos Registos de São Vicente. Não dá para negar. Até o pior cego que é aquele que não quer ver, vê que o edifício pode desabar. Já não se trata só de pôr termo à pouca vergonha e humilhação que se traduz no abandono desse edifício, mas sim de uma questão de segurança. E, mais uma vez, o argumento da “falta de verbas” para a restauração soa a hipocrisia ou a uma conspiração comandada por mãos invisíveis contra o património da cidade do Mindelo. E é assim que: “Ah! Soncent já bo cabá na nada”.

 

Uma das grandes reivindicações do povo mindelense era o Éden Park, mas este parece estar com a vida bem encaminhada, com os responsáveis pelo edifício a virem a público apresentarem uma ideia do que pretendem fazer com o edifício. O local foi cercado para obras que ainda não começaram em concreto. Isto, porque depois do frenesim pela primeira proposta apresentada pelos responsáveis do edifício, o IIPC (Instituto da Investigação e do Património Cultural) aquando em São Vicente em sessão de trabalho juntamente com a Câmara Municipal e os proprietários sobre o processo de reabilitação do Éden Park, anunciou que ainda não havia um projecto final para o edifício. Mas de todos, é o que parece estar mais próximo da reabilitação.

 

  1. São Vicentino

    Cuidod de nôs Son Cente ta prop fodido na dvera, governo não importa e câmara é só palhaçada, es ta emporta ê só que festa tal como o povo de São Vicente. Já nô conxe caga.

  2. Gilda

    Soncnet já cabá na nada prop! Ma kasta d’côsa é ess hã? É um tristesa oiá pa tud kes edificio li ta cai. Ma nôs liceu e nôs Eden Park ta doé mas q’tud.

  3. FORTIM

    SO INCOPETENTES, SEM NOÇÃO, SEM IDEIAS, FOI ESTRANGER K APRESENTAS PROJECTO ESS DAL T CORRE…SE FOSSE UM CRIOLO NEM FUMO NEM MANDOD SES TAVA ACREDITA NA SE PROJECTO… DURANTE 24 ONE MOROD NAKEL LUGAR EL TIVE SEMPRE IMPÉ, ES TIVE PRESSA NA CORRE K NOS DALA PES PA FAZE O KES FAZE… EL FCA BNIT PA FRONTA… UM ALERTA, O PROXIMO TALVEZ SERÁ A CASA DE TITO JUNTO A RADIO NACIONAL, QUE POUCOS CONCHECEM OU SE LEMBRA… A SONCENT JA BO ESQUA CENTO PROP…

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.