Centros de Saúde: utentes queixam-se que as respostas das análises demoram muito tempo

28/05/2014 07:18 - Modificado em 28/05/2014 07:18

url (2)Os pacientes dos Centros de Saúde do Mindelo reclamam que ficam muito tempo à espera dos resultados das análises. É que as colheitas das amostras são feitas nos Centros de Saúde, mas é na Delegacia de Saúde que as técnicas de laboratório fazem as análises. Os entrevistados dizem que querem mais rapidez, mas a Delegada de Saúde, Ariana Mota, diz que as respostas não demoram mais do que 10 dias e têm carência de profissionais da área.

 

O NN entrevistou alguns utentes de diversos Centros de Saúde de São Vicente que alegam que ainda estão à espera das respostas das análises que efectuaram. No Centro de Saúde da Ribeirinha, Nélida Pinto diz que há mais de uma semana que está à espera da resposta de uma análise que fez no dia 15 de Maio, mas “disseram-me para ir na semana passada e nada”. Nélida refere que esta semana disseram que estão à espera da Delegacia de Saúde, mas para ela, não dão nenhuma explicação de nada.

Sérgio Pio também no Centro de Saúde da Ribeirinha, afirma que já está à espera de uma resposta há muito tempo. De acordo com Sérgio, a resposta das análises está a demorar muito e não sabe a razão, “dizem apenas para esperar e não dão nenhuma informação concreta”.

No Centro de Saúde de Fonte Inês, falámos com Maria Gertrudes que diz que está à espera de “uma análise há mais de duas semanas. Antes era menos de uma semana”. Para ela, actualmente, os atrasos são frequentes. ”Dizem para virmos um dia e, quando chegamos, dizem que o resultado ainda não foi enviado pela Delegacia de Saúde”.

Neste mesmo Centro, encontrámos Paulinha e Vanessa que foram tratar de análises de familiares. As duas não gostaram de saber que as análises ainda não estão prontas. É que lhes disseram para irem buscá-las na sexta-feira, mas preferiram ir apenas na terça-feira “para já terem as análises prontas”. Segundo Vanessa, têm de informar melhor os utentes que pedem licença no trabalho para tratarem de assuntos familiares e não conseguem resolvê-los.

A Delegada de Saúde, Ariana Mota, diz que o tempo máximo para enviarem as respostas às respectivas Delegacias de Saúde é de uma semana mas, às vezes, pode aparecer um caso de urgência ou de prioridade e as respostas demoram um pouco mais do que o habitual. Segundo ela, as três técnicas de laboratório têm todas as análises dos Centros de Saúde, “porque agora, as consultas de clínica geral são feitas nos Centros de Saúde e não no Hospital”, por isso, todas as análises são feitas na Delegacia de Saúde, “a não ser que não tenhamos os equipamentos”. Ela realça ainda que as técnicas de laboratório fazem um bom trabalho.

 

  1. Maria Gomes

    é verdade eme ti te espera um analise a muito mais de uma semana e quel secretaria te fca que cara ne ques pavel so el te dze que ainda delegacia que mandas

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.