Marinha norte-americana desenvolve “robot” bombeiro

5/04/2012 16:32 - Modificado em 5/04/2012 16:32
| Comentários fechados em Marinha norte-americana desenvolve “robot” bombeiro

‘Octavia’ é capaz de receber ordens do parceiro através de comandos vocais e de linguagem gestual, usando câmaras de infravermelhos para detectar o incêndio, usando a sua “mochila” de ar comprimido e água para o apagar.

“Mesmo em tempo de paz, os incêndios representam um dos maiores riscos para a frota norte-americana”, segundo o Laboratório de Investigação Naval da Marinha dos EUA.

O ‘robot’ bombeiro é capaz de reconhecer o parceiro, respondendo às suas ordens vocais ou aos comandos gestuais. No vídeo colocado no YouTube, Octavia é informado sobre a localização do incêndio antes de entrar na sala e o apagar.

Os investigadores garantem que ainda há muita coisa que é preciso melhorar, nomeadamente desenvolver uma interacção mais natural com o parceiro, assim como a capacidade de entender melhor o que é ou não um incêndio.

Com base nas imagens vídeo, Octavia também precisa de melhorar a sua velocidade de resposta e, segundo o Daily Mail, a Marinha precisa fazer algo em relação ao seu aspecto. “Quem quereria ser salvo por um robot que parece um boneco maléfico que ganhou vida?”

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.