Delegacia de saúde: faltam reagentes para análises

27/05/2014 07:28 - Modificado em 27/05/2014 07:28

reagentesAlguns utentes queixam-se de falta de reagentes para as análises de Gama GT (Gama Glutamil Transferase) e proteína C reactiva, na Delegacia de Saúde de São Vicente. Os entrevistados pelo NN querem saber a razão pela qual não se realizam essas análises. A Delegada de Saúde, Ariana Mota diz que, de vez em quando, pode faltar um reagente mas são casos ultrapassáveis.

 

Alguns utentes dizem que lhes foram pedidas análises por parte dos médicos, mas na Delegacia de Saúde de São Vicente informaram-lhes que não há reagentes e, por isso, não podem fazer as análises. Que o diga Manuel Gomes a quem foi pedida uma análise de Gama GT, ou seja, uma análise de teste do fígado mas, segundo ele, “ainda não consegui fazer essa análise porque na Delegacia de Saúde não há reagentes”. E, de acordo com Manuel, não informaram quando é que se pode fazer a análise, “acho que deveriam dar uma previsão, quero fazer a minha análise”.

Maria Filomena afirma que foi marcar uma análise na Delegacia de Saúde e ficou a saber que não era possível marcá-la: “fui fazer a marcação da análise e disseram-me que não há reagente”. Maria diz que era importante saber quando pode fazer a análise de Gama GT pois, “fazendo essa análise, fico mais descansada sobre a minha saúde”.

A Delegada de Saúde, Ariana Mota diz que, de facto, neste momento não estão a fazer análises de proteína C reactiva, ou seja, uma análise de teste que serve para identificar se existe alguma infecção no organismo, mas não é específico. Segundo a Delegada de Saúde, as análises de teste do fígado, isto é, as análises de Gama GT também estão com falta de reagente. Ariana Mota diz que “de vez em quando pode faltar um reagente, é ultrapassável”.

 

  1. Maria Gomes

    Isto é um abuso Delegacia de saude sem regentes, Bsot espia esse cosa pode varce um caso grave e fca sem fazel analise por que ca tem reagente

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.