Muitos foram extorquidos : O golpe anuncia que o destinatário ganhou 250 mil euros, mas …

26/05/2014 07:53 - Modificado em 26/05/2014 07:53

dinheiro_euros_notasEstá a circular na Internet, via correio electrónico, um documento que diz ao destinatário que no âmbito da “BILL GATES LOTARIA PARA EXPANSÃO DA INTERNET NO MUNDO 2014”, que o mesmo ganhou um prémio de 250 mil euros. Vários cidadãos já receberam esse e-mail e muitos responderam, segundo o que o NN apurou. Mas estamos na presença de uma versão moderna da “Carta da Nigéria “. Uma interessante variante que apareceu há vários meses é a dos supostos fundos “esquecidos” ou “perdidos” nos bancos (normalmente bancos de porte e sérios que nada têm a ver com estas fraudes). A história normalmente é que o proponente é um funcionário do banco e teria descoberto que existem fundos (milhões de dólares) no banco que eram de alguém que morreu de repente e parece não ter deixado herdeiros. A proposta é fazer com que esses fundos sejam transferidos para a sua conta com alguma desculpa (até fazendo-o parecer como herdeiro) e depois dividi-los como bons amigos! A fraude é a de sempre… conseguir dados e informações da vítima e depois arranjar uma desculpa para tentar convencê-la a pagar alguns supostos custos ou taxas ou sei lá o que mais!!. No caso que o NN investigou, os larápios diziam: “Temos o prazer de anunciar que você é um dos sortudos ganhadores do Bill Gates Foundation LOTARIA PARA EXPANSÃO DA INTERNET NO MUNDO”. E depois explicavam a razão pela qual foi o escolhido: “sorteado de uma lotaria no endereço de correio de todo o mundo Internet. O valor total em jogo é de três milhões de euros e o endereço de e-mail foi aleatoriamente sorteado pela selecção do computador no nosso sorteio anual feito na semana passada na sede mundial. Portanto, você é um dos doze vencedores e o prémio é de 250.000 Euros.

 

 

Para tomar posse do seu prémio, por favor Envie Exclusivamente um e-mail com as seguintes informações”. Ao responder ao e-mail o incauto entra no jogo da “Carta da Nigéria”. Depois do primeiro contacto, ele vai receber por fax ou e-mail toneladas de falsos documentos cheios de carimbos e com aparência oficial e autênticas que supostamente comprovariam a evolução do processo de libertação do dinheiro a favor da vítima (entre estes documentos frequentemente há algum supostamente vindo do CBN – Central Bank of Nigéria, o Banco Central daquele país). Terá também de fornecer dados pessoais, números de contas, facturas e outros documentos supostamente necessários para iniciar o processo de pagamento. Depois de algum tempo e quando a vítima for considerada suficientemente envolvida, os “parceiros” nigerianos pedem uma ajuda financeira para a libertação final do dinheiro. Esta ajuda pode ser supostamente necessária para a “compra” de alguma nova funcionária chave, para a autenticação de algum documento final, para o pagamento de advogados ou tabeliões, para pagar alguma taxa ou imposto prévio e necessário para a liberação do dinheiro, etc… O montante necessário varia, normalmente, de 10 a 100 mil USD, muitas vezes divididos entre várias “motivações” sucessivas. Se a vítima enviar o dinheiro, os “parceiros” nigerianos conseguiram o que desejavam… roubar entre 10 a 100 mil USD a um estrangeiro confiante!

Há dois anos o NN publicou uma tentativa de fraude através da carta da Nigéria a que um responsável de uma unidade hoteleira, em São Vicente, esteve prestes a cair. Na semana passada na ilha do Sal, a Polícia Nacional apreendeu uma mala com 100 mil euros quando alguns indivíduos da Costa Ocidental Africana se preparavam para aplicar o golpe a um empresário cabo-verdiano. Por mais que se faça a divulgação desses golpes, autênticos contos do vigário, existe sempre alguém que cai no golpe. A seguir na íntegra o e-mail que o NN investigou e que chegou à caixa de correio de muitos cabo-verdianos.

 

(1999 – 2014): 14º aniversário da Fundação Bill Gates

 

Pela vossa atenção,

 

Ref. Número: BGF / 002 / 453 / 11 AT

Vencer o número do bilhete: AB 164 C

 

 

 

Nome:

Nomes:

País:

Profissão:

Endereço completo:

Número de telefone:

Fax:

E-mail:

Línguas faladas:

 

E uma cópia do seu bilhete de identidade ou passaporte para a Secretaria de Direito Scott Williams responsável pela libertação dos ganhos para os vencedores. Após o que ele vai explicar como tomar posse do seu prémio.

 

GABINETE DE ESTUDOS JURÍDICOS

Mestre SCOTT WILLIAMS

COSTA DO MARFIM – RCI

01 BP 2325 Abidjan 01

E-mail: mestre.scottwilliams@yahoo.fr

 

Mestre Scott Williams Counsel Legal atribuído pelo Departamento da Lotaria como representante oficial da Fundação Bill Gates será responsável pela entrega do seu lote.

Você é gentilmente convidado a defender zelosamente os seus ganhos de status e o número do seu bilhete premiado com medidas preventivas para colecta de Lot A Prompt In Your bancária indicada.

 

Get Parabéns novamente e obrigado pela sua participação no nosso programa de promoção da Internet no Le Monde.

© 1999-2014 Bill & Melinda Gates Foundation. Todos os direitos reservados.

 

  1. MARKS

    que me desculpem, mas tem que ser muito ingénuo para Caír nesse golpe, Ingénuo é apenas um elogio…

  2. Kriol

    Um recebe de meu…250.000.00 mil EUROS, directamente de mom de BILL GATES, durante um partida de golf entre nos 2 na California……

  3. HUMS

    MARKS.. tem que ser muito é burro isso sim….para dizer a verdade

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.