Não querem saber de Cabo Verde numa moeda única africana

21/05/2014 07:42 - Modificado em 21/05/2014 07:43

moeda africaOs internautas do NN reagiram de forma negativa à possibilidade de Cabo Verde aderir a uma futura moeda única da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental). Lino Públio Pinto Monteiro da Escola Superior Agrária de Coimbra, defende a realização de um referendo se essa ideia avançar.

 

“Gostaria que este economista guineense nos dissesse porquê e com que meios, a tal “moeda única” criará condições para um crescimento mais acelerado do PIB. No entanto, espero que o Governo de Cabo Verde seja ele qual for, não tome qualquer decisão sem consultar a população através de um referendo”. Um comentarista que assina como “Deus defende”, não está com meias medidas e vai logo dizendo: “És doid ou quê?” Para depois escrever: “moeda única ma África? Agora já bsot pira mesmo? Es tita cre oia Cabo Verde lá em baixo moda es e, por isso, es tita tenta pa tud meios faze com que no ta cai na sis rede! NO ABRI OS OLHOS”.

O “Ainda cabo-verdiano” ameaça: “É desta que eu renuncio ao meu passaporte”.

 

Antão Rito Delgado pede aos cabo-verdianos para não fazerem qualquer tipo de acordo com os Países africanos: “caros cabo-verdianos ca nos aceita Governo faze acordo com os países africanos na moeda única pq estamos dentro dum saco de serpente já com eles quanto mais quando tiver moeda única. Agora é dizer adeus paz aos dez grãozinhos de terra de morabeza. Deus livre pq se for, estamos todos em linha de terror va eles assciar eles la prala mas Cabo Verde de ficar como está e o Governo nunca deve fazer isso sem a população aceitar e outra coisa aqui já Cabo Verde está cheio destes bandidos….”

 

Joana Inês começa o seu comentário a esconjurar: “CREDO!!!! Deixem-nos em paz! Meter nesta aventura é perigar toda a economia, educação, saúde, emprego nestas pobres ilhas!

A paridade com o euro, apesar dos pesares, é ainda uma coisa boa que aconteceu a Cabo Verde. Só espero e desejo que este e os futuros governos de não importa que Partido político, não se metam nesta alhada! Por favor não ponham estas ilhas em perigo de vida! Deus nos livre de tal mal!”.

 

  1. Eduardo Oliveira

    O partido ùnico não deseja referendo nenhum. Continua a querer seguir a politica ditatorial e foge sempre que procuram contrariar os seus designios. Assim, procura impor muita coisa antes de sair e, isso da moeda, lhe convém pois se anquadra na sua decisão irrevocàvel de africanizar Cabo Verde o mais depressa possivel.

  2. osvaldo

    É de realçar que mesmo na europa o euro foi mal implantado no mercado europeu, agora nós os caboverdeanos com uma moeda forte “o escudo” eu penso que os governantes nâo vâo tomar decisoes precipitadas de fazer uma grande asneira .Veja so o exemplo que passa , ha varios paises que querem abandonar a moeda do euro e voltarem para a moeda antiga, como holanda, frança, italia e outros, .´Ficamos onde estamos porque ja vamos muito bem.A imitaçâo nao é bom , traz muitos problemas.

  3. que mal te fiz Deus

    …vai haver um Banco Central da MALDITA cedeao onde nao fomos tidos nem achados nessa embrulhada (inferno) pelos seguidores do arrogante Amilcar Cabral (unidade guine Cabo Verde!!!)Com o seu CEO ( do banco central da cedeao) a governar toda remessa dos emigrantes aos familiares ditando as regras dos Interest Rates enquanto seus filhos netos parentes enfim comprando mansoes por tudo quanto e’ canto nesse planeta e nos os caboverdeanos a ver navio por um canudo.
    So que quem nos quer meter nesse fosso sao os antigos JAAC –CV’s Pioneiros Abel Djassies os tais chamados de combatentes (uma…) pois estes ja estao de papo cheio. Um descanso eterno a memoria de Nino Vieira, Salvador da nossa Nacao Caboverdeana. EMIGRANTES que se comesse a boicotar, ja nao chega a tua ausencia pra que as Camaras Municipais te METE, a Justica te METE, os Transportes te METE, as Alfandegas te METE…

  4. Geronimo

    aí vem mais uma burla para a economia sufocada de cabo verde…. moeda única ê esse????????????????????????????

  5. il

    Já estão falando numa abertura para livre circulação com Angola, o que ao meu ver é uma tolice e tantas, agora moeda única que nem pensar. Já viram o que aconteceu com os países da Europa que tinham uma moeda forte?? Temos que manter o nosso escudo custa o que custar. Se for preciso abdiquemos da África e tornemos num novo continente então. As outras moedas não vão subir à custas do escudo, nem pensar!!!

  6. »bsot cre infrontá gente nem, gora é moeda única. k ess sufoco de défice orçamental»

    juntado a moeda única, com o factor inflação, instabilidade politica dos nossos vizinhos, não chamo isso de moeda, VENDA DE CABO VERDE,

    MOEDA É ESS???

  7. criola dsoncent

    è para rir ou para chorar ? acho k è uma piada nem ?
    por favor ,que bsot pscà sarna pe coça ,oià k um te vive ne frança e pe td lugar k gente te passa bo te oià escrivite nao ao euro e sim a volta do franc frances ,e bsot lembra k ex e um pais rico ,nos nos e um pais de desemvolvimento medio (ou serà em vias de desemvolvimento ?)
    oi dsbusnot nha povo pois ai vem m****** ,
    saudacoes fraternais

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.