A ponte até 2030 tem que ser navegável

15/05/2014 08:02 - Modificado em 15/05/2014 13:02
| Comentários fechados em A ponte até 2030 tem que ser navegável

assembleia cvO 2º Fórum Nacional de Transformação Cabo Verde 2030 está a decorrer na Assembleia Nacional na Cidade da Praia. No acto de abertura, o Presidente da República considerou que podemos avançar com segurança congregando energias de especialistas e técnicos mas, sobretudo fertilizando os caminhos com vontade, determinação e o trabalho das nossas gentes aqui e na diáspora.

 

“Para a esmagadora maioria do nosso povo, é crucial sentir nesse processo que a vida vai muito mais além do que agora, mas também se esta é a parte indissolúvel da amanhã em construção, mais do que saber, as pessoas precisam de sentir que a ponte que vai de hoje a 2030 ou 2050 é concreta, é palpável e navegável”.

Jorge Carlos Fonseca realça que a abertura do espírito de iniciativa, disponibilidade para o diálogo, a confrontação de ideias, capacidades de formulação de propostas, de modo a chegar ao público de forma sistematizada e compreensível, são ingredientes indispensáveis para a utilização proveitosa das energias nacionais.

A segunda condição de sucesso, para o Presidente da República, é a tomada de consciência colectiva do ponto em que nos encontramos e da realidade dos grandes problemas nacionais.

Afirmando que ainda há tempo de ascendermos à categoria de País de desenvolvido em duas décadas, “mas a condição é que sejamos capazes de encontrar a chave de aceleração do crescimento económico, ciente que estaremos à altura das nossas próprias expectativas. O bem-estar efectivo das pessoas, a melhoria das suas condições de vida nos planos social, económico e cultural, fim último, de todo o processo de desenvolvimento. Apenas será possível no quadro do regime democrático constitucional e de um Estado de Direito, cujo aprimoramento, modernização e extensão deverão constituir uma meta colectiva permanente e prioritária”.

O 2º fórum Nacional de Transformação Cabo Verde 2030 decorrerá até à próxima sexta-feira na cidade da Praia.

O encontro reúne na capital do País personalidades Nacionais e Internacionais em torno dos desafios de desenvolvimento de Cabo Verde.

 

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.