Casa para Todos: Seleccionados das classes B e C convidados a desistirem das habitações

15/05/2014 07:43 - Modificado em 15/05/2014 07:43

casa para todosPotenciais compradores das Casas para Todos das classes B e C foram convidados a desistirem da compra das habitações. Os mesmos mostram-se indignados com os procedimentos do processo de compra das habitações e dizem-se enganados pelo Governo.

 

Os entrevistados consideram que o valor mensal a pagar pelas habitações ultrapassa os 30% conforme consta do acordo, ou seja, alegam que o total do valor da compra é três vezes mais alto que o preço real das casas.

Indignado, Valeriano Torim encontrava-se à porta das instalações do IFH queixando-se da situação juntamente com outras pessoas que também se encontram em situações idênticas. O mesmo afirma que “juntamente com a esposa, foram seleccionados, mas estão a ser enganados na compra da casa porque o valor a pagar pela mesma é três vezes maior do que o valor real”.

O mesmo alega que “ao dirigir-se ao banco para fazer a simulação, o montante foi de 3 milhões 215 mil escudos, um montante mensal de 26 mil e tal escudos durante 30 anos, por um valor total de 9 milhões e 360 escudos”.

No sentido de minimizar os custos, Valeriano e a esposa dizem terem entregue uma carta solicitando a baixa do preço da renda e a resposta foi um convite para desistirem da compra da habitação.

Valeriano explica que “mediante as informações que lhes foram facultadas, o rendimento do agregado familiar não poderia ultrapassar os 30%, o que não se está a verificar na prática. Segundo as contas, estará a pagar três casas em vez de uma”.

Os entrevistados consideram que “o Governo pretende enganar os cabo-verdianos com o projecto, porque as condições do processo da compra das habitações das classes B e C são exageradas, não possibilitam às famílias a faculdade de comprarem uma casa”.

Segundo as informações do Delegado do IFH em São Vicente, Fernando Carvalho, conforme os contratos, as casas das classes B e C são habitações a serem vendidas e o valor mensal a ser pago pelas habitações depende do vencimento do agregado familiar que é feito em percentagem, mediante os recursos do agregado.

 

  1. Desistente

    Mais uma inverdade do nosso Governo. As pessoas da classe B, C vão trabalhar a vida inteira para pagar as casas da classe A. O que acontece na verdade não é explicado aos selecionados, porque na verdade trata-se de um crédito a habitação e são os bancos a defenirem os montantes a pagar de acordo com o valor dos apartamentos (que não tem condições de habitabilidade com dignidade) e do tempo que se pretende pagar e as taxas de juro. Então prefiro pedir o meu crédito a habitação e construo a gosto.

  2. Renato Cardoso

    Todos nos sabemos que a IFH e uma empresa quase falida, e querem meter a mao no bolso dos caboverdeanos para que possa sair do vermelho, mas desta forma o projecto devia ter outro nome ou Banco para todos ou Exploraçao para todos, como e possivel uma casa que vale 3000 e tal contos um cidadao vai ter que pagar 3 vezes o valor dessa casa, e preciso ter muita lata, Srs dirigentes do IHF quem vai habitar essas casas sao ratos e baratas a vossa empresa vai sair do vermelho e entrar no roxo, Aldraboes

  3. cpt

    hahaha djam sabiaaaaaaa, porcaria mo so tramoia propii ago maior IFH ta mata td empresa privado stado ki sta manda. E inda nada nhos ka odja

    Kez casa la jaja ta bem ser vendido pa funcionarios de estado ou kem realmente tem esse montante pa paga e não pessoa carrenciados dito cujo “casa para todos”, e relamnte é para todos mesmo não para alguns lol

  4. ZAAC

    isso nao é casa para todos mas sim negocio imobiliario!!! e ainda por cima havia bancos que nem sabiam qual seria o valor do juro… ou seja fecho o negocio e depois eles decidem qual o valor do juro a pagar…sinceramente IFH

  5. Maguy Varela

    Esclarecimentos….
    Acho que há aqui alguma falta de informação por parte da IFH ou não, pois, o prometente comprador devia investigar e solicitar informações junto da banca principalmente e do IFH.
    As CASAS não serão oferecidas mas sim alienadas (Classes B e C), através de um empréstimo que o prometente comprador irá solicitar junto a Banca. Qualquer empréstimo bancário com um prazo de pagamento superior a 10 anos, seja para que efeito for não será aconselhável.

  6. Maguy Varela

    …CONT…
    Neste caso, um empréstimo de 3215 ctos, com uma taxa de juros a 9% ano, para um prazo de 10 anos pagava só de juros, a volta de 2700 cts, 15 anos a volta de 4000 ctos de juros…, 30 anos a volta de 6000 contos. Isso é mesmo assim, não há como fujir.
    Talvez foi e está sendo uma publicidade enganosa a forma como tem sido promovida e divulgada o “Projecto Casa para Todos”. A única vantagem aqui é que fica relativamente mais barato que comprar uma casa normal no mercado.

  7. Maguy Varela

    …CONT…
    Recomendações:
    1 – Tentar que o Governo reduza a taxa de juro no “Projecto Casa para Todos” pelo menos para 7% ano, é JUSTO;
    2 – O Comprador deverá ter alguma poupança para pagar uma parcela no acto da compra e tentar que o prazo do empréstimo, não ultrapasse os 10/15 anos;
    BOA SORTE A TODOS,
    NAMASTÊ

  8. Carlos Silva - Ralão

    Com estas situações e condições fica difícil de se acreditar em determinados projetos em Cabo Verde, Como é possível um projeto desta envergadura e com o referido nome “CASA PARA TODOS”, estarem a enviar as pessoas ao banco, instituições estas que são as desgraças das economias dos países! Penso que estas casas não deveriam ter como fim lucrativo para o estado, IFH, e principalmente para os bancos, estes jamais deveriam estar neste processo. Os juros não deveriam chegar nem perto dos 5%.

  9. Geronimo

    fica mais fácil adquirir um terreno, nem que seja em 2ª mão.. e pedir um crédito ao banco. assim você constrói a casa, de acordo com o design escolhido. Porque me informaram que os apartamentos tem um tecto muito baixo,no sentido de poupar espaço, os quartos são pequenos… e as divisões são ” sufocadas”. O governo deveria pensar em reduzir os preços, já que o projecto não pode ser ” mudado”.. e não sugar o dinheiro do povo.

  10. vander Gomes

    foi mais um accao de campanha desse governo, que meramente uma maquina de votos, mais uma vez os cabo verdianos irao sofrer com isso. foi triste ver pessoas em extensas filas por um atendimento, fizeram desse projeto casa para todos a bandeira de campanha e agora uma pergunta que fica no ar” quem ira pagar”.

  11. tentem ir a banca

    a meu ver, casa para todos classes b e c, são para aqueles que não conseguem comprar habitação mesmo que recorrendo a banca. tentem ir a banca pedir empréstimo para adquirir outra( com melhores condições). fico perplexo quando vejo pessoas que noutras situações não têm chances a reclamarem. que vão ao banco, na zona de cha de monte sossego ha 2 dois, com excelentes condições como estão a exigi,r por 10 mil . quanto a classe a, que antes ninguém acreditava… agora não há comentários,são factos.

  12. rosaria

    esse,nao e casa para todos e casa para alguns,porque o governo nao deu chance para toda as familias pagarem uma renda conforme o rendimento das mesmas isso e uma esploracao…

  13. adilson filipe

    ESSA DE CASA PARA TODOS(CASINHA PARA TODOS) É UMA AUTÊNTICA FARSA, CURIOSAMENTE EU RECEBI UMA CARTA DIZENDO SEM MAIS NEM MENOS QUE ESTAVA SUBSTITUIDO POR UM SUPLENTE. AGORA EU PERGUNTO: EU ACHEI O QUE IRIA PAGAR MENSALMENTE UM ABSURDO, E O SUPLENTE CONSEGUIRÁ PAGAR? A NÃO SER QUE OS SUPLENTES SEJAM OS RATOS E AS BARATAS, PORQUE NÃO TENHO DUVIDAS QUE ESSAS CASINHAS PARA TODOS NÃO IRÃO ENCONTRAR COMPRADORES ESTA FOI MAIS UMA, DESTE DESGOVERNO QUE SÓ SABE ENCHER OS BOLSOS.

  14. il

    Sra Maguy Varela, de que lado está? Do lado da verdade ou és uma das beneficiadas pelo projecto? Disse que fica mais barato comprar essas casas da IFH, que eu tive o prazer de visitar e, até posso dizer-lhe que são uma vergonha de arqquitectura e qualidade de construção, fica mais barato do que os do mercado livre. Mentira. Mesmo aqui neste jornal, se reparar na publicidade à esquerda verá que não é bem assim, essas casas são um absurdo de preço pelo projecto que representam. (cont.)

  15. il

    (cont.) Os envolvidos deviam ter vergonha e pedir desculpas às pessoas que causaram um trastorno enorme e perda de tempo. Essas casa, a meu ver, não deviam estar separadas por classe, porque isso mostra claramente a exclusão social. Deviam ter pensado num projecto que realmente abrangia a faixa dos pobres que nem condições tem para fazer uma casa de lata, isso sim seria Casa para Todos.

  16. il

    É uma vergonha o que esse programa CpT representa. Cada dia que passa tenho mais vergonha e indignação pelo governo do nosso país que faz o que quer e engana a todos, principalmente as que vão como cães vadios por causa das cores políticas. Ainda bem que não defendo nenhum dos partidos, porque todos são uma vergonha. Já é tempo de sairmos a rua e manifestar por isso e por muitas outras coisas que estão passando no nosso Cabo Verde. REVOLUTION NOW!!!!!

  17. Jose Tavares

    A questao eh que alguem ganhou e vai continuar a meter no bolso com este projecto. Quero ver mais a frente como as coisas vao decorrer.

  18. Carlos Silva - Ralão

    Caro “II”, tenho de concordar consigo, eu tenho a minha cor política e, inclusive, já participei numa campanha em 2004, mas passados estes anos todos, e analisando a evolução política e económica no mundo, já não participo em campanhas, apesar de ser solicitado pelas bases da ideologia que defendo, porque cheguei a conclusão que a maioria dos políticos não defendem o bem comum, mas sim o pessoal e de grupo de interesses. Tudo é controlado por uma corja mundial que transcende o nosso país.

  19. Carlos Silva - Ralão

    Essa mesma corja que tem fortes inluencias sobre políticos de diversos países, políticos estes que são coniventes para determinados rumos de determinados países, tudo isso como já tinha afrimado acima, o objetivo dos políticos não é o bem comum, mas sim o pessoal e de favorecimento de determinados grupos. Analisemos o que está acontecer no Brasil,e na maioria dos países, o povo saturou de politicas erradas e sem senso comum, políticas essas que só beneficiam e “milionarizam” pequenos grupos.

  20. Paulo Silva

    Ess li ê casa para toscos!! muita atenção!! mim ne nha case um tem ke pagas 25 mil escudos mensais durante 40 anos, por uma casa que na teoria vale cerca de 3 mil contos. feito as contas no final iria pagar cerca de 12 mil contos. alem do mais as casas da classe B e A não apresentam qualquer diferença. eu é que nao sou otário

  21. Paulo Silva

    Ah e eu só tenho 32 anos! ou seja acabaria de pagar a casa, com muitas dificuldades e morrer em seguida, sem usufruir da “minha casa”

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.