Sonangol faz maior descoberta no Rovuma

14/05/2014 14:14 - Modificado em 14/05/2014 14:14

sonangolA Sonangol anunciou a maior descoberta de petróleo e gás na bacia do Cuanza, ocorrida no Bloco 20/11, localizado em águas profundas do pré-sal nacional, noticia o semanário angolano “O País”.

 

Em comunicado, a petrolífera angolana precisa que o poço de pesquisa Orca-1, perfurado no pré-sal da bacia, atingiu uma profundidade final de 3872 metros (12 703 pés). O poço foi testado com sucesso, tendo produzido diariamente acima de 3700 barris de petróleo e 16,3 milhões de metros cúbicos de gás.

 

“Os resultados de um extenso programa de aquisição de diagrafias, carotagem e de recolha de fluídos, em complemento ao teste de produção, confirmam a importância da descoberta, considerada a maior feita até agora na bacia do Cuanza’, refere o comunicado.

 

Ainda segundo “O País”, a Cobalt, operadora do bloco, avalia as reservas estimadas na área entre 400 e 700 milhões de barris. Além da norte-americana Cobalt, que detém uma posição de 40%, integram o consórcio do Bloco 20/11 a Sonangol P&P, com 30% e a britânica BP Exploration Angola, com outros 30%.

 

Em novembro do ano passado, o poço Lontra, no Bloco 20, perfurado até mais de 4195 metros, produziu durante um teste, um fluxo estável de 2500 barris diários de condensados e 39 milhões de pés cúbicos de gás. Cobalt e Sonangol declararam na altura tratar-se de “uma descoberta à escala internacional”, adiantando que o reservatório contém mais gás natural que o previsto. Em outubro, a Cobalt anunciara a descoberta de petróleo e gás nos poços de Lontra e Mavinga.

 

 

oje.pt

  1. PULÚ - SONCENTE

    1 pergunta… Com tanta riqeza, na sés terra pamode qué nó tem de gramá angolano na Nós Terra????…. só bajofo!!!!

  2. Fonseca

    Pulú, não fales aquilo que não conheces em termos da Geologia Angolana. Cabo Verde tem em Angola mais emigrantes que em muitos países do Mundo. Estude mais e não perca a oportunidade de calar.

  3. Carlos Jorge - S.V.

    oh, Fonseca, métê violào na bolsa e dá milha ke nó cá cré sabé de gent razode mode a bo!!! Puro angolane, bo é!!! BURRO BAJOFE E ANALFABET!!!

  4. Carlos Jorge - S.V.

    fonsequinha, sory ma bo É TRAZODE!!! Ba cátá badiu!!!!!!!!!!!!!!!! ahahahahahahah…

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.