CEDEAO desafia Cabo Verde para moeda única

14/05/2014 14:10 - Modificado em 14/05/2014 14:10

Bandeira CVA decisão oeste-africana de criar uma moeda única na sub-região até 2020, o eco, levou a CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental) a desafiar Cabo Verde para aderir, tendo que optar entre a manutenção na Zona Euro e a Zona da África Ocidental.

 

Em declarações à agência Lusa, na Cidade da Praia, Degol Mendes, economista guineense do Departamento das Políticas Macroeconómicas e de Análises Económicas da CEDEAO, defendeu a adesão de Cabo Verde ao processo: “A integração num espaço económico e monetário mais alargado tem vantagens e riscos. No caso de Cabo Verde, um país com boa governação, mas que tem o defeito de ser uma pequena economia, insular, a adesão à moeda única poderá criar condições para um crescimento mais acelerado do Produto Interno Bruto (PIB)”.

 

oje.pt

  1. deus defende

    Es ta doido ou que?moeda unica maafrica ?agora ja bsot pira mesmo ?es tita cre oiacabo verde la em baixo moda es e por isso es tita tenta pa tud meios faze com que no ta cai na sis rede !NO ABRI OS OLHOS CABO VERDE MODE NO TERRA TA DESAPARECE !NO TCHA NOS CABO VERDE LA ,NO SER SEMPRE CABOVERDEANOS PARQUET NOS È CABOVERDEANOS DE CORPO E ALMA !NO CA É NEM EUROPEUS E ALMA NEM AFRICANOS !NOS ÈE É UM POVO DE PAZ E HARMONNIA E NO CA CRE FAZE PARTE MA GENTE DE AFRICA PQ ES CA CRA VIVE NA PAZ.NO JUNT

  2. deus defende

    Es pensa no é uns estupidos ??tchas desafia é sis problema pq ta continua moda sempre foi e assim sera?moeda unica?.tchame arri .No ca ta face parte de arriva nos è CABO VERDE.Es tita ta tenta caba que nos terra ma es ca ta pode pq desse no tem junto tud caboverdeano pq es politicos ca tem face nos desaparece juro .desde es ta entra na nos terra es pensa es tita manda ou que?povo no acorda pq nos terra te na risco ,na perigo de cai na sis maos e no ca cré.no crie continua cabo verde que se cult

  3. deus defende

    Bsot bai spia na outro lugar pq nos ca precisa no ta dret e no ca crie problemana nos terra e ta spera quel presidente e quel ministro ta tem por um vez um bom senso e es cata po nos na boca do lobo pq es te nastintas pa povo de cabo verde.senao la no tem revolta .nos cultura ,nos raça ,nos tradicao no crie preserva tud.no tem nos moeda e no ta fca quel la e pronto.esse é um afronta no ta vive na nos terra,no tita ser invadidos pa chinese e africanos e no ta fca calode pq politicos ta nas tintas

  4. deus defende

    Bsot cria bsot moeda na bsot terra e bsot tcha nos em paz .o que bsot cre de nos terra e?bsot face bsot cosa bsot so e Tchad cabo verde em paz o.no ca cre nada .bsot é sinonimo de problemas e nos no cre paz !CEDEAO no ca cre e pronto .no ca tinha habito de bsot e um ca nem sabe pq no ta face parte ?es ta bai pa cabo so causa nos problema ,tou farta .chega

  5. Aidna caboverdeano

    É desta que eu renuncio ao meu passaporte.

  6. Afropessimismo

    Era só o que faltava. Preferimos o Peg ao Euro e estamos muito bem, ok. Estamos entendidos

  7. fernando fortes

    Espero que tenham lido no “Expresso das Ilhas” os artigos do Prof.Doutro João Estevão, sobre essa matéria e que se reflita seriamente no assunto, antes de qualquer aventura.

  8. antao rito delgado

    caros cabo-verdianos ca nos aceita governo faze acordo com os paises africanos na moeda unica pq estamos dentro dum saco de serpente ja com eles quanto mais quando tiver moeda unica agora e dizer adeus paz em os dez graozinhos de terra de morabeza deus livre pq se for estamos todos em linha de terror va eles assciar eles la prala mas cabo verde de ficar como esta e o governo nunca deve fazer isso sem a populacao aceitar e outra coisa aqui ja cabo verde esta cheio destes bandidos da costa africa

  9. mms

    cada dia ess te inventa um coza agora é moeda única africana ,pe cabo verde ca te faze sentido no te dret k nos escudo ,e medjor es spia exemplo do que acontece ne europa onde kes países mas forte e te comanda resto de europa ,principalmente Portugal que euro so traze imposto ,corte de salários e cada dia menos traboi ,como e que esse tal moeda te ba faze cresce pib esse guineense ta doid única cosa que te ba traze e livre circulação de africa pa cabo verde e partilha de nos zona exclusiva.

  10. contra

    Creio que Cabo Verde já ê ADULTO que já ca ta na IDADE de aventuras desse tipo. Agora se quem de direito resolve embarca na esse navio estamos fritos.

  11. Joana Inês Sá

    CREDO!!!! Deixem-nos em paz! Meter nesta aventura é perigar toda a economia, educação, saúde, emprego nestas pobres ilhas!
    A paridade com o euro, apesar dos pesares, é ainda uma coisa boa que aconteceu a Cabo Verde. Só espero e desejo que este e futuro governos de não importa que Partido políticoa não se metam nesta alhada! Por favor não ponham estas ilhas em perigo de vida! Deus nos livre de tal mal!

  12. Joana Inês Sá

    Trata-se da mais pobre região do mundo, a África ocidental. Tem os índices de desenvolvimento humano, os mais baixos. 60% da população da região não tem acesso à electricidade, à saúde, a uma alimentação medianamente nutritiva, à escolarização, em suma, aos bens básicos.
    E querem que nós, ilhéus, nos metamos nesta alargada miséria? Não! Seria loucura da parte de quem nos governa, embarcar em tal…

  13. antao delgado

    O escudo cabo verde e para manter nao ha ninguem q vem nos derrubar a nossa morabeza de nos os povos das ilhas erguemos todos e dizer fora e fora para longue deixando nos com o nosso sol e prais desertas mas rizonhas sem sobresaltos com o nosso pais pequeno mas de umildade e franqueza juntamos e gritamos nao a moeda unica cabo verde cabo verde agra q seria um beco sem saida cabo verde ia pagar uma fatura q ate os bancos iam abancarota nao vou dizer mais nada deixemo-nos em paz

  14. Seria uma autêntica loucura dos Caboverdianos. Isso nunca vai acontecer.

  15. PULÚ - SONCENTE

    Moeda unica bom pa mandjaco ma badiu, ma né dret pa verdader Cabo Verdiano!!!

  16. jose pires barros

    si o PAIGC lutou pela independencia deve aceitar a moeda da CEDAO e por isso que lutou pela integraçao de CV numa zona de pobreza de corupeçao guerra.Devemos todos juntos lutar contra o PAICV.

  17. Geronimo

    prefiro a macaronésia.. ah ah ah ah

  18. Podemos nao aceitar a moeda unica, mas lembra-se do aeroport, o que aconteceu. Desde quando que os Caboverdianos tem algoritme a dizer?

  19. José Manuel de Jesus

    Aderir à moeda ùnica é assinar o boletim de ôbito e quem preconiza a adesão é mesmo irresponsàvel e assassino.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.