Entre a descrença, a incerteza e a euforia

14/05/2014 07:44 - Modificado em 14/05/2014 07:44
| Comentários fechados em Entre a descrença, a incerteza e a euforia

manueldepinaO encontro reúne na capital do País personalidades nacionais e internacionais em torno dos desafios de desenvolvimento de Cabo Verde.

 

Em declarações a RCV, o Presidente da Associação Nacional dos Municípios reconhece a importância do planeamento estratégico mas não deposita esperanças no 2º Fórum de Transformação de Cabo Verde 2013.

Manuel de Pina acusa o Governo de falta de vontade política e de ter montado estratégias para enfraquecer de forma deliberada o poder local em claro desrespeito pela Constituição da República. “Fazem fóruns mas o futuro do País e do poder local dependerá sempre da matriz ideológica de quem estiver no poder. No meu ponto de vista, não sei se este evento vai trazer melhorias, se vai mudar este quadro nos próximos tempos, antes pelo contrário, nos próximos tempos a situação vai piorar mais ainda”.

Por outro lado, o representante do PAICV considera que este Fórum estará à altura dos novos desafios que Cabo Verde ambiciona, “que são os novos paradigmas energéticos, paradigmas educativos, concertação social mais alargada, uma maior socialização com parceiros nomeadamente a classe empresarial cabo-verdiana, a redução do desemprego, a redução da pobreza. São estas as novas metas que terão de ser alcançadas de acordo com aquilo que são os propósitos do Fórum que será um debate muito longo e muito profícuo para o País”.

António Monteiro da UCID, por seu turno, deseja que o Fórum traga luz ao crescimento económico do País e que encontre soluções para a desburocratização do Estado, ”para que a economia seja diversificada e não fiquemos todos pendurados no sector do turismo que, até agora, tem aguentado o crescimento anémico da economia de Cabo Verde”.

O MPD não vai participar no Fórum por razões políticas e estratégicas.

O acto de abertura do 2º Fórum Nacional de Transformação de Cabo Verde 2030 que inicia hoje na cidade da Praia está sob a alçada do Presidente da República Jorge Carlos Fonseca.

 

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.