Castração para pedófilos e aumento das penas: o fim da política de avestruz

12/05/2014 00:06 - Modificado em 12/05/2014 00:03

pedofiliaA petição exigindo o aumento da pena máxima para 45 anos de prisão e a castração para pedófilos veio colocar fim à política de avestruz dos poderes públicos em Cabo Verde em relação aos crimes violentos que assolaram o País nos últimos anos. Já não dá para meter a cabeça na terra fingindo que o problema não existe.

 

A petição que está a circular exigindo o aumento da pena máxima para 45 anos de prisão e a castração para os pedófilos, apanhou de surpresa alguns sectores da sociedade mindelense. Outros não, pois consideram que a natureza dos crimes praticados ultimamente “pede, no mínimo, uma reflexão sobre o assunto”.

Existem os que não têm dúvidas que deve haver um aumento das penas pois, “em Cabo Verde, a lei começa a ser muito leve, se levarmos em conta os crimes que actualmente são cometidos”. Os crimes de Zezinho Catana contribuíram para a revolta popular e para concentrar a atenção sobre a pena máxima contemplada no nosso ordenamento jurídico. E houve quem, nas redes sociais, tenha defendido: “Para criminosos desse tipo deveriam endurecer as penas, mereciam a prisão perpétua”. Outros foram mais longe: “esse filho da mãe devia era ser decapitado como no tempo dos romanos. Terra pobre como a nossa não justifica alimentar com os impostos que o zé-povinho paga arduamente, esses vermes,…”. “Morte ao gajo pá”. Não há dúvidas que esses crimes foram endurecendo a posição de muitos cidadãos de uma sociedade até então considerada de “brandos costumes”.

 

Castração para pedófilos

 

Os crimes de pedofilia fizeram aumentar a intolerância em relação às penas que têm vindo a ser aplicadas aos pedófilos. Perante o silêncio das autoridades, nas redes sociais as denúncias e a revolta foram surgindo: “Por que não fazer uma reforma profunda da justiça? Matanças todos os dias, violações de menores, sem contar com agressões e roubos…. nem vale a pela comentar. Não está certo, não podemos continuar assim, o País está a perder. Os emigrantes estão com medo de investir e muito mais os estrangeiros. É urgente arranjar uma solução”.

 

O certo é que o abuso sexual de menores é um facto que já não dá mais para esconder, nem sequer com o argumento que “sempre aconteceram casos desses no nosso País, principalmente nas regiões mais pobres”. A revolta é crescente e a indignação é maior. Isto quando os violadores de crianças ficam em liberdade, como aconteceu no Paul com um idoso.

Resta, agora, aguardar pela reacção da sociedade civil e dos políticos à petição que pede a castração dos pedófilos e o aumento das penas.

 

 

 

 

  1. JN

    aumento de pena até que é uma hipótese considerável, uma vez que só sera aplicada, para crimes consideradas muito graves como refere o jornal, ao “Zé Catana”
    no entanto, pedir Castração a pedófilos, isto já é demais. Independentemente do crime cometido, eu creio que devemos resguardar a integridade física de cada cidadão, porque vejamos: “então no caso de Zé Catana, uma hipótese a considerar seria uma pena de MORTE”
    o que deitava por terra, os Direitos Humanos!!!
    eu Sou Contra CASTRAÇÃO

  2. Geronimo

    1º devia haver leis para penas de prisao a quem coloca fotos de criolas num site pornográfico,sem consentimento das mesmas.
    2º os pais tem responsabilidade na educação dos filhos(as).. pois não venham dizer que nao tem “tempo” para os seus educandos, que envolvem com todo o tipo de pessoas, incluindo drogados.. e nada fazem..deixam os filhos até altas horas de madrugada nas ruas.. e estes consomem bebidas alcoolicas e praticam vandalismo perturbando o sossego dos cidadãos de bem

  3. Geronimo

    continuando.. o povo devia cobrar do governo, a perda do poder de compra, e do novo PCCS que o governo quer implamentar…pois ninguém reage .. e com o salário baixo, desemprego, é dificil dar uma ” boa educação” aos nossos educandos. depois pensam na questão de “castração”… fica a dica

  4. Carlos Jorge - S.V.

    A pena é um ezagero!! E a castracào é um escandalu!!! Respeito.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.