Jovem da Ilha da Madeira diz que elemento da BAC colocou-lhe uma pistola na cabeça e ameaçou estoirar-lhe os miolos

12/05/2014 00:04 - Modificado em 11/05/2014 23:58

bac mindeloKevin Santos afirma que “como se não bastasse, um deles encostou uma pistola na minha cabeça e disse que espalhava os meus miolos pelo chão”. O Comandante da BAC nega: “não houve nenhuma ameaça com arma”.

 

Elementos da zona da Ilha da Madeira, Ribeira Bote, São Vicente, referenciados como elementos do gang “Pintcha Andor” continuam a acusar a BAC de “maus-tratos e agressões sem motivo”. Em Maio de 2013 o NN publicava uma denúncia que dizia que “cidadãos afirmam terem sido vítimas de medidas coercitivas por parte dos agentes da Brigada Anti-crime sem qualquer justificação. Os indivíduos sublinham que a postura dos agentes em casos de abordagem não condiz com os regulamentos estipulados na lei, uma vez que se aproveitam da própria posição para aplicarem castigos às pessoas. Na altura, questionado sobre as denúncias, o Subcomissário da Polícia Nacional, Orlando Évora, comandante da BAC afirmou não ter recebido denúncias, mas que já recebeu algumas críticas sobre o trabalho realizado pela unidade que comanda e que houve melhorias na actuação dos “ninjas”, designação atribuída aos agentes pelo facto de utilizarem máscaras.

 

O jornal “A Semana” na sua edição do passado fim-de-semana retoma esse assunto escrevendo que Kevin Santos, referenciado como elemento do gang “Pintcha Andor” afirma que estava com a namorada na Praça Nova quando foi surpreendido por agentes da Brigada que o levaram para o Comando e agrediram-no com bastonadas e pontapés. Como se não bastasse, um deles encostou uma pistola na minha cabeça e disse que espalhava os meus miolos pelo chão”. De acordo com esse semanário, a denúncia foi confirmada por uma jovem que afirma ter assistido aos factos denunciados por Kevin Santos e que assegura que “estava na cidade e vi a Polícia pegar alguns jovens desta zona e bater-lhes na cabeça. Fiquei chocada com essa cena, protestei e também fui metida dentro do carro. Já no Comando, um agente da polícia deu-me uma bofetada”.

Mas Orlando Évora, comandante da BAC, disse ao NN que esses factos não correspondem à realidade e que “não houve nenhuma ameaça com arma e não tem conhecimento de nenhuma queixa de agressão a uma cidadã dentro da esquadra”.

Continua a defender que as forças sob o seu comando agem “no respeito pela legalidade”. Adianta que mandou investigar essa denúncia mas que “ nenhum dos elementos da BAC tiveram esse comportamento “.Orlando Évora disse ao NN “ que se esses factos correspondessem a verdade o culpado seria severamente punido Relembra que anteriormente houve um denúncia que Kevin Santos tinha sido espancado pela BAC e que por isso estava internado no Hospital Batista de Sousa .Mandou fazer uma investigação e ficou provado que estava hospitalizado devido a uma infecção pulmonar.

Sem provas nem de um lado , nem de outro fica-se , outra vez, entre a denúncia e o desmentido. Isto quando, como é sabido, a maioria da população defende uma “actuação musculada” frente aos gangs e a minoria defende o “respeito pela legalidade” e que um cidadão não pode ser agredido nem detido apenas porque pertence a uma determinada zona ou grupo. Mas, neste jogo do gato e do rato, o certo é que as chefias da BAC e da BIC conhecem todos os elementos dos gangs de São Vicente, assim como os marginais e sabem quem é quem e o que anda a fazer.

 

  1. Jandira Lopes

    Força BAC voces estao fazendo um trabalho excepcional e continuam com a mesma maneira de agir mesmo que seja necessario esmiolar o cérebro de Kevin Santos ou de outro de igual teor. Claro está que é uma força de expressao pois a organisao está preparada para lidar com a violencia e dentro dos moldes legais.Cada escolha tem as suas consequencias e a população tem direito à segurança, tranquilidade e sossego mesmo à custa dos “miolos” de um ou outro Kevin. Apenas os pais e os familiares desses inergumes é que estao ao lado desses indivíduos mas as vantagens e problemas de tal atitude é da sua responsabilidade.
    Chapeau nao só em meu nome mas tambem da população silenciosa.

  2. Morada

    Apoiado.Queremos paz e sossego na nossa terra.Essa coisa de gangs tem de acabar.

  3. Djon

    A ser verdade esta notícia, acho que este agente deveria ser suspenso… sim, porque, ter a oportunidade de eliminar um “verme” e não o fazer é contribuir para que ele continue a espalhar o terror. Posso parecer mau, mas só quem já sofreu na pele a ira desses delinquentes sabe o que eles são capazes de fazer. Por mim, a BAC/CI/Militares deviam invadir esses bairros, prender todos os jovens pertencentes aos Gangs, e simplismente fuzilá-los. Lugar de terrorista é no cemitério e não na cadeia.

  4. é p prende

    se es era santo policia k tava fazes nada, pamodi policia k ta bem tras de mim pamodi um k t estod na nada errod… BAC bsot continua ku mão mesmo pesado porque kes batidos, k tem pena d ninguem es d dobe kasubodi depois es t agredibo…

  5. que drama

    maltas comunicação social te fca te publica esse tipo de noticias li, somente pa da esse delinquente protagonismo e mancha imagem de policia. por essas e por outras que no te bem delinquencia que te bem caba ne cabo verde. bandidos te tem na protagonismo q policia. basta uvi dze que policia da uns pancada de pau ja es pol ne noticia e sinceramente esse individuo q macakin se el encontra bzot na rua e el tiver um pistola el te estoira bzot miolos sem pensa 2 vez. barra de delinquente.

  6. Alle

    Vcs senhores jornalistas, gostam de destaque, seja de que forma for. Porque não vão nas vítimas de “caçu-bodi” para perguntarem o tratamento que os bandidos lhes deram? Fiquem a criar sensacionalismo negativo para que tirem os poderes ao BAC. Falem com os bandidos para que tenham em conta os direitos humanos quando estão a assassinar, a roubar o trabalho de cada um. ABRAM O OLHO E DEIXEM DE FAZER DESTES CRÁPULAS, MÁRTIRES, PORQUE ELES NÃO SÃO!

  7. que

    casta de titulo e esse. esse noticia tem um titulo mut forte. se um pessoa para pe ale esse noticia el te oia que esse individuo e d um grupo de gang e de ques grupo que ja mata um jovem ne são vicente. policia tem que mostra pulso que esse marginais, pk um tem certeza que se um des delinquente tiver na posse de um pistola el q te exita em da um policia um tiro ne cabeça. que no esuqece q policia que te ba dal tiro se el q faze nada, mas se el ma se grupo ataca um policia o q el otcha el te tmal

  8. Macakin

    Es te ataca polica e nada, das de pedra e nada, agredi e nada. tem uns semana na ilha de madeira es ataca piquete e bac porque es po fim ne um festa. alguem te lembrade que senhor quete trabalha na Pj que es tive quase te mata ne R. Bote. Apos se este faze polica assim imagina civil. ES JORNAL TEM QUE PARA TE FAZE ES MATERIA QUE ESTITULO LI PK PESSOAS QUE TA DA AO LUXO DE ALE TUD NOTICIA SOMENTE TITULO E QD E ASSIM ES TE FCA TE PENSA QUE ESSE KELVIN E UM SANTO.

  9. Macakin2

    JORNAL DEVIA FAZE UM APANHADO SOBRE O PASSADO DESSE INDIVIDUO PE POV PODE SABE EXACTAMENTE QUEM QUE EL E SE POLICIA DZE ASSIM EL DEVE TEM SES RAZÃO PA ISSO. SE UM FOSSE POLICIA PE ES ATACAME UM TAVA DAL TIRO SEM RECEIO NENHUM. MACAKIN DVE SER EXTERMINOD DE NOS ZONA EL MA SES COMPANHER E QUE TE ESTRAGA NOS ZONA

  10. Um tava la

    macakim bo te colhe o q bo planta. el te fala mintira. El ma se grupo ba estraga um atividade q tava te acontece na club Castilho, maltas sei ne abolde ma es bac leva nos e quel agente de bac tava te fala ma el conte de uns a gressão quel tinha feito e quel plicia dze que se elma se grupo atacal na rua sima que es te faze otes pessoas el te das tiro, nunca el pol pistola ne cabeça. esse e so pe chiba plicia. MAltas gang ja q te muf.

  11. soncente tranquilo

    Ainda ha gente que os defende, coloquem-se na condição das pessoas que foram victimas desses malfeitores. Aí saberão o quanto estes não merecem respirar o mesmo ar que nós

  12. Geronimo

    E ninguém acusa esses individuos do Pinthá Andor de colocar uma arma branca na cabeça do cidadão de bem e torturar este mesmo cidadão que trabalha duro para sustentar a familia e agora tem que sustentar os vicios dos vagabundos.
    Eu não misturo com bandido e vagabundo, tenho dito.
    Pois todos nós temos o direito a vida 8 e não de ser ameaçados e torturados por um grupinho armado em deliquentes

  13. mucim d ilha

    tonte ameaça q es te faze policia, agressão que es te sofre li ne ilha de madeira, nunca no oia jornal li te tenta sabe se e verdade ou não. li ne ilha de madeira es te acostuma preparas emboscada pe das de garrafa e pedra. li ne ilha no te uvis te dzet que es tem graça de mata policia, e um dia es tem q mata um d ques de bac inclusive Makekin e um daques delinquente e que te atacas. DEVE SER UM SUSTO Q ES DEVE TER EL DOB E EL FCA BEM DOD

  14. Alle

    Apoiadíssimo. Já ta bom dess vida melancolia ta pensa na kel tempo que Soncent ou Cabo Verde era sáb. Na 2005 gent tava anda na rua dritim, a qualquer hora, sai pa tma um fresco na calor, mas hoje em dia nem de dia nem de tarde gent ca tem sossego! No cre nosh terra livre desh insuportável, Deus perduame!

  15. DiPraia

    Bem feito! Afinal o Kévin é um thug. Quantas pessoas o Kevin / e o seu grupo já assaltaram? Essas pessoas assaltadas também tinham direito…
    Tolerância Zero com os bandidos!

  16. mucim d ilha

    MALTAS NO TEM MUT CUIDOD QUE NO TE TEM SINAL DE RETORNO DE GANG NE SÃO VICENTE. MALTAS DE ILHA DE MADEIRA JA TORNA JUNTA BEM PO TE ATERORIZA, ATACA, ASSALTA PESSOAS. NO TEM MUT CUIDOD EM CRITICA POLICIA PRINCIPALMENTE QUES POLICIA E Q TE SACRIFICA PE NO TEM UM S.V COM MAIS PAZ. BAC TE FCA LI TE DA SES MAXIMO PE COMPO ESSE LUGAR , TE BEM JORNAL DA UM DELINQUENTE PROTAGONISMO EM CIMA DA POLICIA. QDO ESSE LUGAR ESTRAGA NO TA PO COMUNICAÇÃO SOCIAL TE CORRE ATRAS D BANDIDO.

  17. Bem feito

    maltas Mekekin um barra de delinquente, mim jam um foi agredido pa el e pe se grupo sem um tava te fazes nada. um tem certeza q se el tiver um pistola el ta da qualquer policia tir sem dor nem peidade. No ba ta da Gang Pintcha Andor apoio q daqui a nada es te faze mas um vitima

  18. tras d rua

    Comandante d Bac deve retira ques agente d rua durante um mês pe soncente pode estraga, pe pov pode tchora quel tempe q tinha bac ne rua te faze ses amedjor pe mante lugar mas segur. No tem q ter consciencia q quel tipo de traboi la e ne facil, e é normal ter excessos porque es e humanos, mas traboi que ja es faze ne s.v, pov tem e que agredeces e não otcha q es te faze mal, ainda por cima te po delinquente em cima d policia.

  19. vitima d cacubody

    UM TE CONCORDA QBO “TRAS DE RUA”. CONDE QUES POLICIA LA CANSA DE CORRE ATRAS D DELINQUENTE NO TE VOLTA PE 2010, ONDE QUE QUASE NINGUEM JA TAVA SAI NE RUA DNOTE, E QUASE TUD ZONA TINHA UM GANG. NE QUEL TEMP Q PLICIA Q TAVA CORRE PE TENTA PANHA DELINQUENTE. aGORA COMO ES CRIA UM GRUPO PE ESSE FINALIDADE LA, E LUGAR JA TE MAS CALME NO TE CRITICAS, ES JORNALIM NE FALTA DE NOTICIAS E COMO POLICIA E NOTICIA QUENTE ES TE PREFERI DA EM CIMA DE QUEM TE FAZE ALGUM COZA BOM PE NOS ILHA.

  20. ja bo psu

    macakim é um grande delinquente, ne R.Bote tud gente te conhecel sabe qem quel é e el tem brazod q da plicia d pedra. quel plicia dal um susto e el deve tem razão pe ter feito isso. mim nunca policia fazem nada, el tem feito um data de asneira por isso q policia te tratal moda quel te merece. ja agora policia deve investiga uns cacubody li pert de retunda pe espia se e ne el. Força pé policia e q bzot esquece nunca O POVO É INGRATO, CHORA POR FALTA DE MEDIDAS, MAS ES TE CRUCIFICA BZOT RAPIDO.

  21. Doa a quem doer

    Fez só isso? então fez pouco……..devia ter sido despedido por ter feito tão pouco. Para estes meliantes que andam ai armados em super homem, só encostar uma arma a cabeça é pouco. tem que continuar a batuca-los até aprenderem, deviam servir de tambor pro Carnaval e pro sanjom. Força Bac, a população agradece. Quem defende é só a escumalha que faz parte do mesmo grupo. Edmar fortes, faltas batuca e bo

  22. Vcs senhores reporter, gostam de destaque, seja de que forma for, em especial para apoiar os bandidos. Porque não vão nas vítimas de “caçu-bodi” e outros abusospara perguntarem o tratamento que os bandidos lhes deram? Fiquem a criar sensação negativo para que tirem os poderes as autoridades. os bandidos que tem os direitos humanos quando estão a assassinar, a roubar o trabalho de cada um. as vitimas que se cuidem né …

  23. Fifipe - Soncente

    Uma pena o agente da Bac não ter premido o gatilho, e estoirar os miolos desse parazita do kelvin!!

  24. Janu;ario M. Soares

    Estou com a policia,nada de perdão a estes maltrapilhos, duro com eles. Orecisamos de sossego

  25. Roberto

    Senhor Jornalista agradecia que fizessem caso tenham coragem uma ronda a pé pelas ruas escuras de ilha de madeira ou outra zona de segurança débil, durante 25 minutos (entre as 10 horas da noite e as 10 e 25) tendo Macaquim como cicerone…. depois digam-me qual foi o resultado (caso conseguirem ) hipocritas…….

  26. dani

    mim é contra gang ou qualguer tipo d bandidos inclusivo os k escondam atras de uma farda . nó tem gang ne sancent sim iso é um fato mas problema k tcheu jovem é k catem nada ver com isso estão a apanhar por tabela pesoal nó agi conciente d nós atus .pessol e nó lembra k kem t cria gang é o proprio sociadade au excluir jovens d um estatuto mas baixo . quem sabé qual é o efeito de um bumerango pois ele fai e volta asim são os gangs e a lei são aprendidos mas um dia vão voltar sera k ja ora d gov fz

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.