Portugal: Empresa Alsa Todi projeta contratar mais 18 motoristas cabo-verdianos

30/05/2023 18:01 - Modificado em 30/05/2023 18:02

A empresa de transportes rodoviários na Península de Setúbal Alsa Todi, em Portugal, recebeu a visita do inspetor-geral do Trabalho, Anildo Fortes, numa altura em que está a fechar a contratação de mais 18 profissionais de Cabo Verde.

De acordo com informações facultadas à Inforpress pela empresa, Anildo Fortes esteve na sede da Alsa Todi, em Setúbal, para contactar directamente com os trabalhadores cabo-verdianos que foram contratados para exercer funções na considerada uma das principais empresas de transporte portuguesas.

A Alsa Todi, que no último trimestre de 2022 contratou mais de 50 motoristas em Cabo Verde, vindos principalmente das ilhas de São Vicente e Santo Antão, conforme a empresa, “tem a decorrer um processo que vai permitir a contratação de mais 18 colaboradores”, assim como abrir novas contratações para a operação que vai começar na zona do grande Porto.

Na visita, o inspetor-geral do Trabalho de Cabo Verde, Anildo Fortes, foi acompanhado, entre outros, por um responsável da Autoridade para as Condições do Trabalho de Portugal (ACT), da Delegação de Setúbal.

Conforme a mesma fonte, o encontro permitiu a troca de impressões com alguns das dezenas de trabalhadores de Cabo Verde e saber como foram recebidos, quais as condições de trabalho em que se encontram e planos para o futuro.

“Um encontro informal, em que os trabalhadores manifestaram a clara intenção de continuar a trabalhar na empresa e de, mais do que isso, trazerem as suas famílias para Portugal”, referiu a empresa.

A Alsa Todi foi a empresa que venceu o concurso do Lote 4 do transporte público da Carris Metropolitana de Lisboa, para operar nos concelhos de Alcochete, Barreiro, Montijo, Moita, Palmela e Setúbal e, por falta de mão de obra em Portugal, levou a que optasse por um “processo inédito” de contratação de profissionais oriundos de Cabo Verde.

O responsável da Alsa Todi em Portugal, Juan Gomez Pina, considerou que a visita do responsável cabo-verdiano permitiu “confirmar a plena integração dos trabalhadores de Cabo Verde e o contributo que estão a dar junto de todos os profissionais da Alsa Todi na defesa do transporte público nesta região da margem sul de Lisboa”.

A operação que a Alsa Todi está a desenvolver na zona da Grande Lisboa levou a empresa a introduzir uma frota de 240 autocarros totalmente novos, diversos movidos a eletricidade e gás, equipados com WiFi, USB, ar condicionado, com lugares para passageiros com mobilidade reduzida e para transporte de carrinhos de bebés.

Em breve, o grupo vai também iniciar a operação de 102 linhas na zona do grande Porto, abrangendo os concelhos de Santo Tirso, Valongo, Paredes e Gondomar, estando a preparar um novo processo para a contratação de motoristas de Cabo Verde e outros Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

Inforpress

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.