Segunda ilha com mais emigrantes

2/05/2014 00:17 - Modificado em 2/05/2014 00:17

emigraçãoSão Vicente é a segunda ilha com mais emigrantes no país. Isto segundo os resultados das Estatísticas das Migrações, um dos módulos do Sistema Integrado do Inquérito Multiobjectivos Contínuos (SIMC), realizado em 2013.

 

Segundo os resultados apresentados, a população imigrante é estimada em 17.807 indivíduos, sendo 64,3% do sexo masculino e 35,7% do sexo feminino. Em 2013, os imigrantes representaram cerca de 3,5% da população cabo-verdiana. Esta população encontra-se desigualmente distribuída a nível do país, residindo a maioria nos concelhos da Praia (40,8%), São Vicente (15,3%) e Boavista (10,9%). A maioria possui entre 25 a 44 anos, sendo que essa percentagem corresponde a 70,1% entre os homens e 58,8% entre as mulheres.

Em termos de países de origem dos emigrantes, estes são maioritariamente da Guiné-Bissau (22,3%) e de São Tomé e Príncipe (20,9%). Relativamente à nacionalidade, os dados indicam que a maioria dos imigrantes possui nacionalidade estrangeira (51,2%), cerca de 27% possui nacionalidade cabo-verdiana e 22,3% possui dupla nacionalidade. A percentagem dos estrangeiros é relativamente mais alta entre os homens (cerca de 61% contra 35% entre as mulheres), enquanto que a percentagem dos que possuem dupla nacionalidade é mais alta entre as mulheres (cerca de 28% contra 19,3% entre os homens).

O objectivo do estudo é o de analisar as características sociodemográficas dos imigrantes, incluindo a educação, a nacionalidade e a duração da residência. Analisar os principais indicadores dos imigrantes em relação ao emprego e caracterizar as condições de vida dos imigrantes.

 

Os resultados encontram-se disponíveis no site do Instituto Nacional de Estatísticas.

  1. Carlos Fortes

    Taxa de desemprego entre imigrantes é de 6,8%, diz o INE. Parabéns Cabo Verde! O que. A maioria dos países europeus nao conseguiu foi conseguido por Cabo Verde um país jovem e sem recursos.
    Pode-se até dizer que Cabo Verde está na moda e nao é apenas um destino turístico sem igual mas tambem um destino ideal para os imigrantes.
    Parabéns tambem para os funcionários da INE que apesar de todas as dificuldades conseguiram dar virtualmente uma imagem positiva de Cabo Verde no Mundo.

  2. Mira

    Afinal, trata~se de Emigrantes ou Imigrantes???

  3. Maria

    Eu também não percebi.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.