Posto de Saúde em Pascoal Alves reabre com uma nova imagem

22/04/2014 07:47 - Modificado em 22/04/2014 07:47
| Comentários fechados em Posto de Saúde em Pascoal Alves reabre com uma nova imagem

Porto NovoDepois de mais de uma década com as portas fechadas e em situação de abandono, o posto de saúde da localidade de Pascoal Alves, no interior do concelho do Porto Novo, em Santo Antão, voltou a abrir as portas. Para a população dessa localidade, a reabertura dessa unidade é uma luz que se acende ao fundo do túnel pois, há vários anos que solicitavam às autoridades competentes, uma solução para aquele espaço que outrora serviu de apoio às pessoas na área da saúde.

 

A Câmara Municipal do Porto Novo criou, em parceria com o Ministério da Saúde, as condições para que o posto de saúde de Pascoal Alves fosse reaberto, depois de todo o período em que essa infra-estrutura sanitária esteve fechada, por falta de um agente de saúde.

 

O representante da edilidade, Eliseu Delgado, que coordenou todo o processo de reabertura desse espaço, em declarações à Inforpress assegurou que o posto de saúde de Pascoal Alves começou a funcionar há cerca de um mês, com um agente comunitário de saúde disponibilizado pela Delegacia de Saúde do Porto Novo, situação que veio responder à demanda da sua população.

 

“A situação de abandono em que esse posto de saúde se encontrava há vários anos, estava a deixar preocupada a população de Pascoal Alves” defendeu Manuel Gomes, porta-voz dos moradores.

 

A Delegacia de Saúde do Porto Novo concluiu, em Setembro de 2013, um curso para 17 agentes comunitários de saúde e, com essa formação, algumas comunidades rurais passaram a dispor desse técnico de saúde que está capacitado para trabalhar com as populações a nível de saúde sexual e reprodutiva, dos primeiros socorros e na prevenção de doenças.

 

Além de Pascoal Alves, também as localidades da Ribeira dos Bodes, Lajedos, Lombo de Figueiras e Ribeira Fria, todas no interior do concelho do Porto Novo, passaram a ter agentes comunitários de saúde.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.