Foi inaugurado há 47 anos: Liceu Ludgero Lima clama por reabilitação

22/04/2014 07:39 - Modificado em 22/04/2014 07:39
| Comentários fechados em Foi inaugurado há 47 anos: Liceu Ludgero Lima clama por reabilitação

liceu ludjero limaO Liceu Ludgero Lima, popularmente conhecido como Liceu Novo, é um dos liceus mais antigos do país. Diferentes escritores, músicos e políticos estudaram nesse liceu com muita história. No próximo dia 24 de Abril, completa 47 anos da sua inauguração.

 

Segundo o director do liceu, José Cândido, o edifício necessita de uma remodelação profunda.

“A maior ambição é restituir ao LLL os momentos auge que viveu em tempos passados, uma escola que funcionava bem, com laboratórios, com tudo a funcionar como devia ser e que, actualmente, atravessa algumas dificuldades que se prendem com a idade do edifício”.

 

O mesmo descreve as preocupações quanto à situação do liceu. “Em relação à biblioteca, é muito rica em obras, mas são muito antigas: um grande défice quanto aos manuais escolares, há necessidade de mais manuais e equipamentos que possam facilitar o acesso ao conhecimento por parte dos alunos. A situação das casas de banho e do piso do pátio da educação física não são as melhores, há uma fraca iluminação do pátio”.

 

A intenção do director é a de “trabalhar afincadamente para que juntos possamos vencer o desafio da modernidade que é a remodelação do liceu, a necessidade de reabilitação de todo o edifício que está tanto ao quanto obsoleto. A substituição de parte dos equipamentos mobiliários que estão muito obsoletos faz com que, muitas vezes, as condições oferecidas aos alunos não sejam das melhores. Alguns alunos deixam a escola e procuram outras instituições com melhores condições”, adianta o director.

 

Uma das reivindicações antigas dos alunos é a situação dos laboratórios. “Temos estado a sentir na pele estas reivindicações dos alunos que, ao saírem para o ensino superior no exterior, nos enviam e-mails dizendo que há falta de conhecimento de laboratório, ou seja, que a escola não oferece as melhores condições na parte laboratorial”.

 

“Estamos a trabalhar no sentido de encontrar parcerias para os diversos projectos para o liceu com o objectivo de poder proporcionar aos alunos, professores e funcionários, maiores condições de estudo e de trabalho, daí que temos de vencer o desafio da modernidade”.

 

O director diz que quer “que o liceu seja uma escola que garanta qualidade, conforto, bem-estar a todos os alunos e à comunidade escolar” e que estão a trabalhar no sentido de “incrementar melhores condições em termos de acesso a manuais e a informações na própria escola”.

 

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.