Tropas dos EUA vão para a Polónia

21/04/2014 10:44 - Modificado em 21/04/2014 10:44
| Comentários fechados em Tropas dos EUA vão para a Polónia

caças f-16Governo polaco assegura que a confirmação do envio de soldados norte-americanos chegará nos próximos dias. O Pentágono evitou comentários.

 

Os EUA deverão anunciar nos próximos dias o envio de tropas terrestres para a Polónia, afirma o ‘The Washington Post’. A manobra faz parte de uma expansão da presença da NATO na Europa Central e de Leste em resposta à pressão russa sobre a Ucrânia. O ministro da Defesa polaco, Tomasz Siemoniak, terá sido quem na sexta-feira avançou a informação ao jornal norte-americano, após reuniões com Chuck Hagel, secretário da Defesa dos EUA. No entanto, o Pentágono foi mais vago. “Continuamos à procura de formas de tranquilizar os aliados da NATO sobre o nosso compromisso com a defesa coletiva prevista no artigo 5 [do tratado fundador da NATO]”, afirmou um porta-voz. A notícia surge depois de uma sondagem revelar que a situação na Ucrânia faz com que a maioria dos polacos tema a perda da independência devido a uma invasão russa.

O reforço militar, provavelmente com meios aéreos e navais, deverá também acontecer mais a norte, para proteger Estónia, Letónia e Lituânia face a uma eventual ameaça russa.

 

 

cm.pt

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.