Samila Inocêncio assume chefia da direcção clínica do HBS

17/04/2014 07:34 - Modificado em 17/04/2014 07:41

Samila InicêncioO Hospital Baptista de Sousa na ilha de São Vicente passa a ter uma nova directora clínica para direccionar os preceitos preconizados por esse sector de gestão dessa estrutura hospitalar. O médico ortopedista Tito Rodrigues deixou o cargo que ocupou em Fevereiro de 2013, após a tomada de posse do Conselho de Administração chefiado pela médica Sandra Monteiro. A escolha recaiu sobre Samila Inocêncio, médica que desempenha as suas funções no HBS.

 

O NN apurou que volvido um ano após ter sido empossado como director clínico do Hospital Baptista de Sousa, o médico Tito Rodrigues pediu a cessação das suas funções nessa área. O especialista em Ortopedia que é director do Serviço de Orto-Traumatologia, assegurou à gestão do HBS, que motivos “pessoais e familiares” estiveram na base da sua decisão.

Desta forma, o médico Tito Rodrigues passa a chefiar o Serviço de Orto-Traumatologia e a prestar os serviços clínicos aos utentes que necessitam dos cuidados médicos na área da ortopedia. A directora do HBS, Sandra Monteiro, confirma a saída do médico do cargo da direcção clínica e esclarece que a cessação das funções ocorreu neste mês de Abril, com a passagem do testemunho para a médica Samila Inocêncio, especialista em endocrinologia e que ocupava o cargo de assessora clínica.

A directora do HBS sublinha que por norma, o Conselho de Administração não poderia negar o pedido do médico Tito Rodrigues “dado o cenário pelo qual é motivado o pedido, não nos podíamos opor. Fez esse pedido há dois meses, mas prosseguiu com as funções durante este período para que o processo de mudança na direcção clínica se concretizasse. É de realçar que o anterior director clínico se prontificou a estar disponível para trabalhar em concertação com a gestão e a dar a sua colaboração naquilo que for necessário”.

 

Gestão

Recorde-se que a nova gestão do Hospital Baptista de Sousa foi empossada em Fevereiro de 2013 pela ministra da Saúde, Cristina Fontes. Segundo a ministra, “o Conselho de Administração do HBS entra para os anais da história da saúde, pois é um novo modelo de gestão onde o HBS é pioneiro. Projecta a ideia de uma organização complexa que exige uma gestão multifuncional, com aposta na qualidade e em eixos estratégicos que permitem dar ao HBS um nova dinâmica no sistema nacional de saúde”.

Segundo a ministra da Saúde, a nova estrutura de gestão do Hospital Baptista de Sousa representa um perfil organizacional que se pretende instituir nos hospitais centrais de Cabo Verde. Isto é, que impõem a necessidade de acabar com a redundância para projectar uma gestão de qualidade.

 

  1. Carlos Silva - Ralao

    Meus parabens, amiga e Dra. Samila, nao sera facil, alias, vitoria sem sofrimento nao tem sabor nenhum. Estou contigo e sei que estas capacitada para este cargo.

  2. fernando fortes

    Os motivos reais são outros.
    O Tito já não aguentava mais trabalhar com a Sandra.
    Ficou com o saco cheio com tanta falta de competência.

  3. Mindelense

    A escolha do diretor clínico é feita pelos colegas médicos (perfil desejado e competência), ou pelo Conselho de Administração (C.A.)?!!!. Se for pelos colegas, só tenho a parabenizar a Dra. Inocêncio, mas se for pelo C.A., acredito que o critério subjacente a sua escolha deve ter sido a padrinhagem, pois, ela é simplismente a filha de Manuel Inocêncio. De todas as formas, com padrinhagem ou não, e politiquices a parte, uma vez escolhida e empossada, espera-se que ela faça um excelente trabalho.

  4. djoy

    Vale a pena ser do Paicv e filha de um destacado dirigente deste partido, mama sempre cheia só basta ter um cartão amarelo.

  5. e la ta o que ela andava a esejar . vale mesmo a pena ser do paicv . o nosso pais ta tramado , tenho pena se paicv ganhar um dia a camara de sao vicente

  6. enfermeira

    Parabens Dra samila , tenho a certeza de que ela tem competencia suficiente para exercer o cargo,ela é uma medica competente e dedicada, quem fala essas asneiras e´quem realmente nao a conhece no seu dia a dia hospitalar

  7. tristeza

    quem mandob ser fitch de NINGUEM?

  8. Santos

    César que é policia não devia estar a atacar as pessoas no facebook.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.