Cães vadios devoram cabras e deixam prejuízos aos criadores

10/04/2014 07:41 - Modificado em 10/04/2014 07:41
| Comentários fechados em Cães vadios devoram cabras e deixam prejuízos aos criadores

cabrasOs criadores de gado no concelho do Porto Novo, ilha de Santo Antão, alertaram as autoridades sobre a situação de cães vadios que se estão a alimentar do gado caprino em pastagem e abrigado em áreas nos arredores do Município. Os cidadãos asseguram estar a acumular prejuízos com a acção dos cães, como o caso de um criador que numa investida desses animais, perdeu 25 cabras.

 

De acordo com a Inforpress, a Associação dos Criadores de Gado do Porto Novo (ACG-PN) tem vindo a chamar a atenção da Câmara Municipal e da Delegacia de Saúde do Porto Novo para esse problema, tendo já proposto às autoridades municipais a criação de um canil para albergar os cães abandonados.

 

É que vários criadores de gado emitiram um alerta a apresentar o “próprio desespero por verem dezenas de cabeças de gado caprino a serem devoradas pelos cães vadios que vagueiam pelo concelho do Porto Novo”.

 

A direcção da ACG-PN, através de uma nota relembrou que “há muito tempo” que os criadores de gado têm estado a enfrentar o problema dos cães vadios, tendo exemplificado um caso em que um criador perdeu, de uma assentada, 25 cabras, ceifadas pelos cães.

 

A organização sublinhou ter pedido um encontro com a Câmara Municipal do Porto Novo e com a Delegacia de Saúde do Porto Novo, com o objectivo de discutir a problemática dos cães vadios que colocam em risco o gado nos arredores da cidade do Porto Novo.

 

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.