Braço de ferro com a Ministra da Saúde: médicos do HBS não aceitam nome indicado para novo director

25/06/2012 01:19 - Modificado em 25/06/2012 01:25

NN sabe que a maioria dos médicos do Hospital Baptista de Sousa estão contra a indigitação de Vanda St’Aubyn para substituir Jorge Tiene na direcção do Hospital Baptista de Sousa. O nome foi apresentado pela ministra da Saúde, Cristina Fontes, mas contou com a forte oposição da maioria do corpo médico do Hospital Baptista de Sousa.

NN sabe que da parte dos médicos o que está em questão é “ que não faz sentido a ministra ir buscar alguém de fora e que não está por dentro dos problemas que afectam o hospital “. Lembram dos problemas criados com a nomeação de Jorge Tiene que também veio de “fora”.

NN apurou que os trabalhadores que estão contra a nomeação proposta pela ministra já fizeram saber a ministra que “ não aceitam o nome indicado e que “ defendem que o novo director do HBS deve ser um médico que trabalha no Hospital”.

Para esta semana está prevista mais uma reunião onde “ sairá uma posição clara que deverá ser enviada a Ministra da Saúde. Mas tudo indica que estamos na iminência de um “braço de ferro “ entre o pessoal do HBS e Cristina Fontes, visto que esta não parece na disposição de modificar a sua escolha. Só que o degradar das relações entre a maioria da classe médica do HBS e a ministra pode ter consequências no funcionamento dessa estrutura hospitalar “ numa altura em que muitos defendem que preciso alguém da casa para pôr a casa em ordem”

  1. Larissa Martins

    Senhora Ministra, pelo que eu sei de democracia e de opinioes contrarias ela nao tolera,sempre vai contra as opinioes dos outros e a revelia faz o que ela quer.
    Estou de acordo com a classe medica e oxala que o HBS venha a ter um Director que todos nos da saude almejamos. Se a Ministra fosse democrata estaria pelo menos a ajudar o Nando Moeda na campanha… Viva Democracia!

  2. Tafu

    Seja feita,não é de estranhar se temos uma ministra que é ignorante em matéria de saúde e ter uma opção desta é mais uma leviandade da ministra.Agora cabe aos médicos não aceitarem porque pelo amor de Deus porque de certeza essa srª Vanda vai dar muita dor de cabeça e que vós médicos e enfermeiros vão passar péssimos bocados e muito pior que o sr.Tiene pelo menos esse é mais humilde do que srª Vanda pensem muito bem meus caros.Dentro do hospital tem gente capaz de exercer a função de director.

  3. Abigail

    São notícias como estas que nos fazem esmorecer, parar e reflectir se VALE A PENA CONTINUAR A DAR O NOSSOVOTO DE CONFIANÇA AO PIACV, PARTIDO QUE TROUXEMOS SEMPRE NO CORAÇÃO E QUE TEMOS APOIADO ATÉ AGORA.
    SANTO DEUS! É DE BRADAR AOS CÉUS!!!!
    DE ENTRE OS MUITOS MÉDICOS COMPETENTES DE QUEM NOS ORGULHAMOS DE TER NO NOSSO HOSPITAL, CONHECEDORES DOS PROBLEMAS DA CASA; NÃO HÁ QUEM ASSUMA A DIRECÇÃO DO HBS PARA DESEMPENHAR COM ZELO E COMPETÊNCIA ESSA FUNÇÃO?
    ATENÇÃO, MEUS SENHORES….MUITA ATENÇÃO!

  4. Vanda Loira

    Casta de ideia estapafúrdia é esta?!?! Vanda St. Aubyn, vulgo Vanda Loira??!?! Só com a bênção da Filomena Martins ela conseguiria tal indicação… Uma gaja b ….que só consegui formar-se há cerca de um ano e tal, cheia das manias, fraca elasticidade mental… pose de gente chic e nada mais. Consegui um diploma sabe-se la a troco do que e agora quer ser directora do HBS?! Será uma testado de incompetência passada aos quadros da casa. Fazem muito bem em não aceitar.

  5. Atento

    Esta posição dos médicos de contra a nomeção da Sra. Vanda St´Aubyn espero não ter nada a ver com a pessoa, e como diz aqui o texto, querem uma pessoa da casa para colocar ordem na própria casa, ou será para manter as prevaricações??? Eu no lugar da Sra. Vanda St´Aubyn não aceitaria o cargo, já que nesse ambiente não estão criadas as condições para o sucesso da sua função, e a maioria dos médicos estão contra. SRA VANDA NÃO ENTRE NESSE NINHO DE COBRAS, EU SEI QUE ÉS UMA PESSOA INTELIGENTE.

  6. Nuno Ventura

    Diz-se por aí que Vanda foi despedida do BAI em S.Vicente, por incompetência e por ser intratável e conflituosa com subordinados e clientes.

  7. José Pedro

    COISAS DO EDUÍNO. NADA MAIS.

  8. CD Reserva

    Também pudera!!!!! Com aquela Ministra cheia de arrogancia e espirito de padrinhagem!!! Com saude não se brinca….. A Vanda que tome um posição……..senão, sofrem os utentes do HBS.

  9. nem ai

    Só em Cabo Verde que médcios fazem gestão hospitalar, quando essa missão pode ser assegurada por gestores especialistas na matéria..reclama-se tanto da falta de médicos…!!! é para exercerem cargos de gestão??
    cada macaco no seu galho…respeitando a capacidade de cada um…!!!

  10. Panelinha

    Bela panelinha, cozinhada pelas comadres!!! indicada pela poderosa Filomena Martins e aceite pela Ministra. Ninguém merece tamanha incompetente, que esteve mais de 4 anos na prateleira do BCA, Os médicos devem manter-se firmes na sua posição e não se deixarem intimidar.

  11. ABRI OI

    GENTE DE PARTIDO S.VICENTE TA KABODE NA NADA ATE QUANDO VAMOS AGUENTAR ISTO CAMARADAS BOYS FOR THE JOB

  12. lili

    Estou de acordo que não é preciso um médico para ser Director do HBS, mas também ir buscar fora do Ministério? O que vão fazer com os Srs Paulo (assomada), Miguel (HAN) e outros. Será que são todos incompetentes? Então porque continuar a envia-los para formação? Ou será para te-los no arquivo morto do MS como outros tantos? Se têm em casa para quê ir buscar fora? Porque será? Todos no MS são uma corja de incompetentes. A começar pela idiota da DGPOG.

  13. De olho!

    Vergonha, meu Deus! até que ponto de loucura chegou a nossa dignissima Ministra. vanda lora ora vanda S. Aubyn, não tem nem competência para lavar o chão do Palácio do Povo quanto mais administrar um Hospital como o nosso HBS,” à Soncent largod na mon d`bediu” agora sim agora, loreta te bem sentá pel”, essa vergonha não deveria nem ser colocado nesse Jornal.

  14. Saudinha

    Emprego BOM…..BOM,…, BOM …. JÁ´..JÁ .Nós os outros é que somos otários. É só ser amiga de Filomena Martins e é BOM,BOM BOM, JÁJÁ´JÁ

  15. Alto S. Nicolau

    PREPAREM UMA MACA !!!
    SANTO DEUS, AINDA POR CIMA ELA É LOIRA.
    CABO VERDE (SV) NOS ULTIMOS TEMPOS TRANSFORMOU-SE NUM CIRCO.
    SOU LICENCIADA EM DIREITO E ESTOU SEM TRABALHO. SERIA O CUMULO EU ACEITASSE O LUGAR EM CAUSA.
    DJOB PA CAMARADAS KA TA FALTÁ.
    É UMA AUTENTICA VERGONHA NACIONAL. E O Z.MARIA DIZ Q ESTAMOS NUM BOM CAMINHO.

  16. Mindelense

    O que a classe média do HBS está a fazer é o que todos os caboverdeanos, independentemente da cor política, deviam fazer: zelar, a todo o custo, para que a coisa pública seja gerida pelas pessoas certas. O nome avançado pela Sra. Ministra não reune concenso pelo simples facto de que, não obstante desconhecer o sector, tal como o Tiene desconhecia, todos sabemos que por onde ela passou, a gestão deixou muito a desejar. Assim sendo, a escolha ideal seria um técnico com conhecimentos na área de polO que a classe média do HBS está a fazer é o que todos os caboverdeanos, independentemente da cor política, deviam fazer: zelar, a todo o custo, para que a coisa pública seja gerida pelas pessoas certas. O nome avançado pela Sra. Ministra não reune concenso pelo simples facto de que, não obstante desconhecer o sector, tal como o Tiene desconhecia, todos sabemos que por onde ela passou, a gestão deixou muito a desejar. Assim sendo, a escolha ideal seria um técnico com conhecimentos na área de políticas públicas de saúde e administração, ou seja, um tecnólogo em Gestão Hospitalar, e em último caso, um médico com um MBA em Gestão Hospitalar. Se queremos ser eficientes, a escolha dos gestores capacitados é o 1º passo.

  17. Mindelense

    O que a classe média do HBS está a fazer é o que todos os caboverdeanos, independentemente da cor política, deviam fazer: zelar, a todo o custo, para que a coisa pública seja gerida pelas pessoas certas. O nome avançado pela Sra. Ministra não reune concenso pelo simples facto de que, não obstante desconhecer o sector, tal como o Tiene desconhecia, todos sabemos que por onde ela passou, a gestão deixou muito a desejar. Assim sendo, a escolha ideal seria um técnico com conhecimentos na área de políticas públicas de saúde e administração, ou seja, um tecnólogo em Gestão Hospitalar, e em último caso, um médico com um MBA em Gestão Hospitalar. Se queremos ser eficientes, a escolha dos gestores capacitados é o 1º passo.

  18. Justice

    Em vez de fazer um braço de ferro com os médicos do hospital, a Sra. Ministra deve optar pelo diálogo. Querer impôr a sua ordem a força só levará a problemas no Baptista de Sousa. É a capacidade de diálogo, de compreensão e democracia é que fazem os grandes líderes. Os líderes autocráticos nunca tiveram sucesso em lado nenhum. Por isso Sra. Ministra, dialogue. A Vanda não deve aceitar o cargo pois vê-se que ela não é bem vinda.

  19. Nenas

    A meu ver, tem que ser alguém com formação em Gestão Hospitalar e, não necessáriamente, um Médico…esse é preciso exercer a função pela qual o povo necessita e não, sentado numa Secretaria…

  20. Medico

    Acho giro exigir um medico com formação em gestão. Mas a Ministra escolhe pessoas de fora que nem gestores são ou foram. Ver o que se. Passa na Praia.

  21. Carlos Pulu

    Pa mim cà tem problema em assumi o cargo, e pa màs djame tem experiensa em gestào, como por ex. o Hotel Foya Branca! Bezote contà mami pa ssumi a gestào do nosso ospital..

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.