Éden Park ainda sem proposta definitiva

2/04/2014 07:30 - Modificado em 2/04/2014 07:30

edenpark1O Director do IIPC (Instituto da Investigação e do Património Cultural) esteve em São Vicente, em sessão de trabalho juntamente com a Câmara Municipal e os proprietários sobre o processo de reabilitação do Éden Park. Para o IIPC o desejo é que o Éden Park seja restaurado, “tal como os mindelenses o desejam”, mas estão a analisar o “tipo de intervenção” que vai ser feita no edifício que deve ir ao “encontro das características do edifício”.

 

A questão levantada pelo IIPC é o facto da necessidade de preservar a memória colectiva do edifício e o seu traço. Isto no sentido de cumprir a legislação no que se refere a edifícios e zonas históricas. “Há uma legislação nacional e todos os edifícios históricos devem segui-la” e “São Vicente não vai fugir à regra da avaliação”.

 

E como adianta, ainda não há um projecto definitivo, mas sim uma proposta de projecto para o novo Éden Park. E que não basta apenas edificar um novo edifício. O IIPC não quer que o Éden Park perca a sua memória colectiva e o seu traço, motivo que o leva a acreditar na necessidade de um diálogo mais próximo com a edilidade e os proprietários.

 

Mas, apesar do Éden Park estar no centro das atenções nos últimos tempos, existem situações na ilha que merecem atenção, como é o caso do ex-Liceu Velho e da Conservatória dos Registos de São Vicente.

  1. Mãos à obra o Eden Park como está não pode atrazar mais, esse investimento é benvindo

  2. CidadaoCV

    Quando ouvi a explicação do Arquitecto do projecto que o novo Eden Park é inspirado na lenda de fénix, a primeira pergunta foi: porquê Lenda de Fénix. Uma das características de Fénix era que se auto destruir-se em chamas, para de seguida renascer das próprias cinzas. Será esta a ideia? Se foi, foi uma ideia pouco feliz. Como se diz em kriol: “katem nada a ver”. Quanto á “montagem” entre o novo e antigo, é uma aberração.

  3. joao

    Sr. IPC, vai mandar na Praia onde tem recursos. Aqui queremos é trabalho e pronto.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.