Cruz Vermelha alerta: pessoas com cem anos não conseguem renovar os documentos

1/04/2014 08:10 - Modificado em 1/04/2014 08:10

b.iDurante a homenagem às mulheres centenárias residentes em São Vicente, realizada pelo conselho local da Cruz Vermelha, o seu presidente, João Paulo Lima, alertou sobre a situação das mulheres centenárias a viverem sem identificação. E ironiza dizendo que “ao que parece, uma pessoa vive mais de cem anos, mas em termos de documentos, deixa de existir”.

 

Isto porque segundo este activista social, durante a preparação da actividade conseguiram identificar algumas mulheres centenárias que não estão dentro do sistema, nem de previdência social nem de identificação. A desconfiança de Lima é que as identificações tenham ido para o arquivo morto. E, por isso, pede às autoridades que reflictam “bem em termos da documentação das pessoas com mais de cem anos em Cabo Verde”.

 

Muitas destas mulheres centenárias demonstraram a vontade de renovar os seusb documentos mas, infelizmente, não conseguiram fazer isso diante dos serviços legais. E, por isso, alerta as autoridades no sentido que prestem atenção “a esta situação que preocupa”.

  1. Essas pessoas não precisam de renovação dos seus bilhetes, pelo que eu saiba uma pessoa a partir de 50 anos têm o bilhete de identidade vitalício.

  2. criola dsoncent

    se me derem licença ,faço minhas as palavras do sr Jota ,e o bilhete de identidade vitalicio ? so pode ser mais uma brincadeirinha do 1 de abril ,porque ,se nao for . . .aonde è que vamos nos ?

  3. Observatório JM

    JOTA, está completamente enganado.Desde logo pk doc. de identificação civil vitalicio, não é a partir do 50 anos. Despois, pk pode haver extravio, inutilização ou quaqluer outra causa que invalida ou inutiliza esse documento-daí precisar ser renovado ou emissão de um novo; depois pk só vão para o arquivo morto os registos/livros pessoas falecidas, ao que parece não ser o caso, certo?O sistema informático só existe ha meia duzia de anos.Não podem presumir que a pessoa está morta. haja respeito

  4. criola dsoncente

    kkkkkkkk o sr observatorio JM talvez possa estar certo kuanto a idade para haver identificaçao vitalicia mas do resto falou ,falou ,falou e nao disse nada ,tchà gente ket cred

  5. Sr Observatório quando a gente não sabe, pergunta não é? Tenho o meu BI vitalicio tirado aos 50 anos de idade, agora se houver extravio aí você pode pedir uma nova emissão com base no extravio. Temos que ser mais claros e responsáveis nos comentários e não falar por falar sem informação.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.