Ducha Faria distinguida no teatro por ser exemplo de mulher

28/03/2014 01:09 - Modificado em 28/03/2014 01:09
| Comentários fechados em Ducha Faria distinguida no teatro por ser exemplo de mulher

ducha fariaA actriz Maria da Luz Faria, de 49 anos, conhecida por “Ducha”, recebeu o Prémio de Mérito Teatral atribuído pela Associação Mindelact. Já é costume por esta data, 27 de Março, dia internacional do teatro, a associação distinguir as pessoas que têm contribuído para a promoção das artes cénicas. O prémio pode ser atribuído a grupos teatrais, actores, instituições e patrocinadores.

 

Em 2014, o galardão era destinado a uma mulher e Ducha Faria, pelo trabalho realizado em prol do teatro, reuniu o consenso da Assembleia Extraordinária da Associação Mindelact que, por unanimidade, premiou a actriz.

 

A Associação Mindelact justifica o prémio como forma de agraciar “uma mulher que vive e respira o mundo do teatro mas que, por outro lado, tem um curriculum de história teatral. É o momento do justo reconhecimento por parte da comunidade teatral de São Vicente pelo papel que tem desempenhado em prol do desenvolvimento do teatro e pelo exemplo de mulher nesta difícil missão de se ser actriz”.

 

Reconhecimento

 

Ducha Faria é a primeira actriz a receber o prémio de mérito teatral e, de acordo com a cidadã, “trata-se de um reconhecimento pelo trabalho em prol do teatro, mas também demonstra o papel que a mulher tem hoje no teatro cabo-verdiano. A mulher, noutros tempos, quando subia ao palco, era alvo de críticas destrutivas. Mas agora, a mulher está a ganhar o seu espaço, pois consegue subir ao palco sem complexos e isso demonstra que na área do teatro, a mulher está a ser reconhecida na nossa terra”.

 

Com cerca de 40 anos a cruzar os palcos a viver nas artes cénicas, a actriz do Grupo de Teatro do Centro Cultural Português do Mindelo teve participações em: Bodas de Sangue (2011), Auto da Compadecida (2005), Salon (2002), À Espera da Chuva (2002), Médico à Força (2000), Agravos de um Artista (2000). Mas por outro lado, tem no seu curriculum peças dos anos 80 e 90, como: Morte e vida braba, Mancarra, Casa de nha Bernarda e Romeu e Julieta.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.