MpD culpabiliza Governo pela descida no Ficth Ratings

27/03/2014 07:21 - Modificado em 27/03/2014 07:21
| Comentários fechados em MpD culpabiliza Governo pela descida no Ficth Ratings

FitchRatingsPara o MpD o “endividamento sem crescimento leva ao empobrecimento e à insustentabilidade económica”. É a reacção à descida de Cabo Verde no Fitch Ratings. Olavo Correia, vice-presidente do MpD, diz que o resultado negativo é evidente com a “incerteza em relação às contas nacionais de 2012 que ainda não foram publicadas, com a quebra de confiança no mercado financeiro, a redução da dinâmica de crescimento económico, o aumento do endividamento público, o abaixamento do investimento estrangeiro, o aumento do desemprego, a redução do rendimento disponível e o empobrecimento global da população”.

 

E nesta perspectiva, diz ser necessária uma mudança do endividamento económico. Diz que neste momento, Cabo Verde tem um endividamento ancorado na acumulação do capital físico e sente que é necessário mudar para um modelo ancorado na formação do capital humano e na aposta da qualidade das instituições públicas.

 

E diz que o quadro actual pode ser contornado através de uma reduzida fiscalidade, com uma fiscalização previsível e coerente para os operadores e para as instituições e uma estratégia de desoneração fiscal progressiva da poupança e do investimento.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.