Éden Park: o renascer da Fénix

19/03/2014 07:28 - Modificado em 19/03/2014 07:28

As obras para o novo Éden Park já iniciaram. Como explica o responsável pelo projecto, o arquitecto Carlos Hamelberg, o projecto baseou-se na lenda da Fénix.

 

A fachada principal do Éden Park vai manter-se, mas vai nascer um novo edifício, no que considera um dos melhores projectos arquitectónicos na ilha. O Éden Park vai ver respeitada sua memória colectiva e afectiva, mas ainda, como explica Hamelberg, o Éden Park vai continuar a ser um grande ponto cultural da ilha.

 

 

 

  1. Mindelo

    É disso que precisamos e não de pessoas anónimos, politicos e empresários a reclamarem que S. Vicente está parado. Precisamos de empresários pró-activos e com visão para fazermos coisas de luxo, que dá lucro e emprego. PARABÉNS.

  2. jota

    Sinto aliviado, até que enfim. Sem dúvidas parece um grande projecto mas o Eden-Park vai ter a mesma fachada, isto é que interessa a memória parece que vai continuar no nosso grande cinema.

  3. JOTA

    Queremos mais investimentos, pessoas com ideias e projectos que poem a mão na massa
    Assim S.Vicente sairá deste marasmo. Empresários que investem com visão de futuro e não empresários que falam, falam, falam e não investem nada nesta ilha é ´depois ficam por aí a criticar.

  4. lima

    estão inteiramente dentro do que vão fazer ali nessa aberação? não se contentem por somente estarem a construir algo que é sem duvida necessário, mas reparem bem:
    – a única parte do EP que sobreviverá sera a facha
    – o tal edificio moderno que se propós não se passa de algo que já se faz em Cabo Verde
    – é de um sinismo total virem falar que o edificio será um marco, isso porque serão 9 andares a acrescentar na parte tardoche (traseira)

  5. lima2

    – existirão 5 pisos destinados à lojas, um desperdicio visto o nosso poder de compra
    -o edificio descaracterizará o meio envolvente, apesar de justificarem um predio existente nas redondesas e a expansão em mais 2 pisos do Hotel PG
    – falar dum Hall Of Fame, é a mesma coisa que quem fazer, jogar cinzas nos olhos dos pobres que querem ter lugares fashions, mas que não poderão usufruir delas
    – estão a falar do cinema, que será o maior do pais, isso é bom, mas não se deixem convenser

  6. lima3

    e, finalmente, estão a matar a memória do espaço, como tem vindo a fazer muitos que nem se quer conhem os espaços. É uma vergonha falar da lenda de Phoenix, quando se poderiam falar de outras coisas, ligadas a nossa cultura e tradição, sem falar no azul e rosa, que nada tem aver com isso.
    Mindelenses, abram os olhos e não se deixem convenser por meia duzias de palavras, porque o que esta em jogo, acima de tudo, é a nossa identidae historica e ciltural.

  7. lima4

    esse sr ja disse que o espaço foi adquirido por um musico, agora fala de um grupo imobiliario com um discurso decorado mas com novos donos.
    Porque não mostraram imagens de perfil do edificio. Vão ali na Mindel Hotel e conheçam de perto o projecto, porque este srestá a balofar para todos i todos estão contentes com um discuro decorado e mal feito.

  8. Oi Abert

    Realmento alguem te pensa que ess coz te bem ajuda dzinvolvimento de Mindelo ? Ess coz te ba apenas acaba com centro historico de Mindel : 1 de kish poc argumentos que Soncent tenha pa atrai turista, se maior chanss de dzinvolvimento economico. Quando mau gosto, ganacia, ignorançia e bazofaria tiver acabod c’tud alma d’ess cidade kuale turista te bem cre gasta dinheiros e cria empregos li ??

  9. carlos brito

    A semelhança de outros projectos deste Arquitecto, e de prever que questões de segurança como saidas de emergência e acessibilidades para pessoas de mobilidade condicionada não existem. Espero que as entidades licenciandoras que têm o dever de analisar, aprovar e fiscalizar o projecto e a obra, tenham em consideraçao o acima exposto. Tenho quase a certeza, não conhecendo o projecto, que o auditório não tem saídas de emergência…

  10. Arquitecto

    Para salvar o Eden Park, vão SACRIFICAR Mindelo. Aviso dado.

  11. soncente

    Eu quero ver a obra até ao fim, esperando bem que sim pq esse pessoal….

  12. Eden Mask

    Pelo que se constata esqueceram o principal e concentraram-se no menos importante. Aqui o que está em jogo é a descaracterização do centro histórico do Mindelo que está sempre no altar dos sacrifícios. É mais uma bomba nessa cidade. E como sempre os mindelenses conformam-se muito depressa e é por isso é que apanham sempre tareia. Ficaram todos maravilhados com o prédio que nada tem a ver com o espaço. É “pito que nunca viu canhoto” está dito.

  13. Dias

    É uma boa iniciativa, os São-vicentinos à muito estão a espera disto. A meu ver a arquitetura do prédio não conduz com o proposito do projeto que é um ponto cultural. Uma ilha que está apostando no turismo, poderia fazer um projeto com construções que estão ligadas a nossa historia, a nossa cultura. Prédios enormes,luxuosos , não é o que os turistas estão a procura. Se fosse por isso, ficariam na terra natal.

  14. ANTONIO MONTEIRO

    VOU EMBARGARA OBRA

  15. Manecas Matos

    Essa obra do almberg, é um vómito!!! Lamentável pa S.Vicente!!!

  16. é pura especulação

    Quando se fala do novo projecto do Eden Park, não se pode falar em arquitectura mas sim em pura especulação imobiliária. Ter um arquitecto no processo é um mero acaso.
    Este projecto é uma cópia fraca dos projectos dos anos 80 que pairavam ( e o que resta deles ainda paira) na costa mediterrânea espanhola (Benidorm, Murcia, etc).
    Com o tempo percebemos que essa fórmula foi um desastre, a nível urbano, paisagístico e está neste momento totalmente obsoleto tal é a falta de qualidade que apresenta.
    É de lamentar que em 2014 não se tenha aprendido nada com os erros dos outros, quando estes estão bem visíveis e com consequências gravíssimas.
    Não se protege o Património. Não se constrói Património. Mas ainda se fala em rentabilidade.
    Quantos aparelhos de ar condicionado vão ser necessários pôr a funcionar para tornar habitável este espaço moderno, de vidro e ferro?
    Ou será que tem um sombreamento super, ultra sofisticado?
    Cuidado que a Electra falha muitas vezes!!!!!

  17. José Manuel de Jesus

    Incrivel !!!
    E hà quem caucione esta monstruosidade porque é grande e dà trabalho.
    Não, caros senhores. aproveitam da sigla EP para impingir a S.Vicente e
    a Cabo Verde coisa que não enquadra na Cidade e esconde muita pouca
    vergonha.
    O arquitecto parece um menino que não conhece a harmonia das cores e
    anda a brincar com cubos coloridos. Até essa cor berrante fere aos olhos.
    Credo !!!

  18. Luca

    O centro de Mindelo é conhecido no mundo por sêr um miravel exemplo de forma urbis colonial mas linda e moderna. O projeto do EP é uma exploração imoviliária que nada tem a ver com a memória historica da cidade, e a inclusão da facha original no novo edifício não pode justificar a agressão no skyline nem no tecido urbano. Mindelo é uma cidade horizontal que deve sêr respeitada na sua natureza. Edificios de tres andares não precisam de elevadores nem de equipamentos pesados nem de energia…

  19. lima

    OBRIGADOOOOO, CAROS LEITORES, QUE AINDA TÊM SENSIBILIDADE.
    è logico que como vocês, defendo uma expansão e desenvolvimento, mas matar a nossa cidade é que não.
    Continuem e, melhor ainda, já é tempo de sair-mos á rua i protestar.
    VIVA MINDELO, VIVA O QUE É NOSSO, PORQUE NÃO É ALGUEM SEM SENSIBILIDADE ARQUITECTÓNICA QUE VEM DESTRUIR O QUE É CONSIDERADO POR MUITOS UMA MARAVILHA, A NOSSA BELA E PRESTIGIADA CIDADE DO MINDELO.
    REVOLUÇÃO JÁ!!!!!!

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.