O Presidente do Egipto é Mohamed Morsi

24/06/2012 16:16 - Modificado em 24/06/2012 16:16
| Comentários fechados em O Presidente do Egipto é Mohamed Morsi

O candidato apoiado pela Irmandade Muçulmana, Mohamed Morsi, foi declarado vencedor das eleições presidenciais do Egipto pela Comissão Eleitoral.

 

Ao fim de quase uma hora de considerações prévias, o presidente da Comissão Eleitoral, Farouq Sultan, anunciou a vitória de Mohamed Morsi, que obteve 51,73% dos votos, contra 48,27% do seu adversário, Ahmed Shafiq, um ex-general e antigo primeiro-ministro do regime de Hosni Mubarak.

A multidão concentrada em protesto na Praça Tahrir do Cairo, desde sexta-feira, rebentou em celebração da vitória do candidato islamista. “Deus é grande”, explodiram os apoiantes de Morsi concentrados naquela praça simbólica da capital egípcia, epicentro da revolta que derrubou Mubarak em 2011, descreve a AFP.

As ruas da capital egípcia encheram-se de polícia com ordens de “responder firmemente” a qualquer tentativa de violação da lei após a divulgação dos resultados eleitorais.

O conselho militar que governa o país desde o afastamento de Mubarak diminuiu muito os poders da presidência na semana passada.

Justificando a demora na ratificação dos resultados – que deviam ter sido anunciados na quinta-feira -, Farouq Sultan explicou que a Comissão Eleitoral analisou um total de 452 reclamações por alegadas irregularidades apresentadas pelas duas candidaturas. O dirigente disse que mais de 37 mil votos foram invalidados.

 

 

 

 

publico.pt

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.