Jovem denuncia actos de amiguismo na Escola Secundária do Paul

14/03/2014 07:00 - Modificado em 14/03/2014 07:36

DENUNCIAJailson Fortes, licenciado em filosofia, veio ao NN denunciar que na Escola Secundária Januário Leite do Paul, a Directora faz actos de amiguismo . Adianta que também foi ameaçado pelo Delegado do Ministério de Educação do Paul por causa das suas reclamações .

 

O licenciado em filosofia Jailson Fortes, diz que entrou no Liceu como voluntário na biblioteca, mas como estavam a precisar de um professor de Direito a directora pediu-lhe para leccionar no ano lectivo 2012/2013, com duas turmas, uma do 11º e outra do 12º ano. Depois de um tempo, Jailson ficou revoltado: “a directora chamou outro professor para o meu lugar e não me informou de nada”. Para ele, “existe um acto de partidarismo e amiguismo por parte da Directora”.

 

Fortes diz que em Janeiro quis saber porque é que o professor João Delgado leccionava ainda no liceu, se não era professor de Direito. A justificativa dada pela directora foi que “ele é competente porque é formado na Administração”.

 

Jailson diz que chamou a Directora da escola e o Delegado do Ministério da Educação para prestarem esclarecimentos na Rádio Comunitária para o Desenvolvimento da Mulher, mas estes não compareceram alegando que depois reagiriam às reclamações. O licenciado em filosofia adianta que “reagiram mas em gravação, num acto onde não houve telefonemas, para que eu me pudesse defender”.

 

Jailson afirma que foi ameaçado pelo Delegado do Ministério da Educação do Paul; “ele ameaçou-me várias vezes com o dedo na cara para ter cuidado com certas publicações”. E acrescenta que tem testemunhas para confirmar esse facto.

 

Apesar de tudo, Jailson pede uma reintegração na escola pois, segundo ele, “a directora disse que me ajudaria e no meu entender, ajudar seria ser integrado no Ministério da Educação”.

 

O NN tentou contactar a Directora da Escola Secundária do Paul, mas ela encontra-se de férias de trabalho. Quanto ao Delegado, não foi possível falar com ele, pois encontrava-se fora da Delegação em reuniões de trabalho.

  1. aahahahahahaha

    Oh Jailson! Onde ke bo estudá? Onde ke filosofia te da direito a dá aulas de “DIREITO”?. Nem bo nem kel ot de administração, Mas, ele e más competente porke pelo menos Administração tem txeu cadeiras de direito.
    E se kel professora dze kel tava ajudob e ne ot forma de amiguismo. Ajudar é integrar no Ministério da educação? Vai filosofar para outro lado.
    Kem e ke mandob faze kes curso de “Gia” ma “Fia” e ke já ka tem saida ne mercado de trabalho? Agora e fca de FIA na gent ke ti te bá isdob

  2. CIDADÃO ATENTO

    Coisas desse tipo nós os jovens licenciados já estamos a tomar consciência que tais factos acontecem assim porque os facto de amiguismo tem vindo a desmotivar muitos jovens que passam um vida dura para licenciar . mas ja é tempo de o governo por um stop um bata nessas coisas e que de trabalho a quem realmente tem competencia e nao o amiguismo força Jailsom deverias ter denunciado a muioto tempo.

  3. Crítica

    Em Cabo Verde há espaço para tudo, até para os malucos, como é o caso de Jaílson Fortes.

  4. indignado

    o ke q um pssoa formod ne administração e planeamento de transportos maritimos te faze te da aula de direito??? sicerament pah, puro amiguismo, ainda mas esse tal de João Delgado.

  5. Cidadão Atento

    Boa tarde,

    Li a notícia, e não sei se fico feliz pela denúncia em si, ou se fico perplexo e pasmado dada a desfaçatez e, diria, no limite, a lata e falta de coerência do queixoso. Ora vejamos, o próprio queixoso também usufruiu de ser um certo “amiguismo” por parte da Directora do Liceu (disso não tenhamos dúvidas). Sendo voluntário na biblioteca e formado em Filosofia, nem o próprio reúne aptidão académica para leccionar uma disciplina da área do Direito, nem a directora tem competências do…

  6. Cidadão Atento

    ponto de vista da administração publica para tal contratação. Basicamente, não tem razões de queixa quando foi substituído, porque, passe a expressão “também mamou na teta do amiguismo, do nepotismo, do tráfico de influências, etc”. Basta analisar bem a última frase da notícia, que passo a citar “a directora disse que me ajudaria e no meu entender, ajudar seria ser integrado no Ministério da Educação”. Ora, só se entra para o Ministério com base em concursos públicos lançados pela tutela.

  7. Cidadão Atento

    Em relação ao novo professor, nem este, reúne aptidão técnica para leccionar o Direito, sendo forma em administração. Compete tal função, a uma pessoa formada numa área do Direito ou afim. Conclusão: Todos são amigos de todos (o único azar do queixoso é que a Directora é mais amiga do outro),

  8. Paulense

    Até que enfim alguém resolve denunçia es situaçao, que infelismente t contce na Paúl. é muit triste, ne Paúl competencia não conta, mas sim partidarismo. esse hestoria li tud gente sabe ne Paúl, mas mesmo assim ninguem pde tma um providençia. Para alem de sr. jailson, no tem jovens ne paúl que na altura liçencia em direito, mas mesmo assim que foi dod um oportunidade a es. jas tinha tud sis esquema montod no sentido de sr. joao delgado ocupasse quel vaga, e é de conhecimento de tud gente o porq

  9. Paulense

    ume pensa que vagas tinha que ser colocod na cuncurso

  10. Fredson

    Caro Jailson a revolta e o expressar de desagrado é um direito teu. Não vejo fundamento em associares o caso á amiguismo. Achas que um lic em filosofia tem mais aptidão para leccionar a disciplina de direito do que um lic em administração? No plano curricular do curso de adminstração és obrigado a estudar direito desde introdução ao direito, que é o que se lecciona nos liceus de CV, até as mais variadas áreas afins do direito. Podes reclamar por outra razão mas neste “Direito” não está contigo

  11. Jailson Fortes

    Se és um homem de rosto humano revela a sua máscara e não fica por de traz do anonimato(…)
    A Filosofia é uma área de estudo transversal Senhor aahahahahahaha; se não sabes onde que eu estudei procura saber, porque vais saber de certeza e procuras saber quais são as disciplinas que O Professor licenciado em filosofia deve leccionar(…) sou licenciado sim senhor em filosofia, mas da loucura somos todos loucos(…) muito obrigado pela vossa preocupação.

  12. paul

    Não é de hoje que essas coisas tem vindo a acontecer naquela escola. garanto que já vi coisas piores ali. houve uma época em que a directora negou uma bolsa a quem merecia quem tinha nota para a tal, alegando que não havia e guardou para o seu queridinho filho que mal sabia a ordem das letras do alfabeto, e ele foi para o estrangeiro passear.

  13. Desiludido

    Esse Senhor de Nome aahahahahahah …é muito Ignorante, ainda não atingiu a maturidade intelectual, pelo que deve ser perdoado, um mero coitado, embora a falta de inteligência não deve ser nunca considerado um defeito. Penso que ainda não encontrou a si mesmo, quanto mais para emitir opiniões sobre certas questões… aahahahahha Vais chegar lá!!!

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.