Como sobreviver com dois filhos e dez mil escudos por mês

12/03/2014 07:37 - Modificado em 12/03/2014 07:37

EscudosMarina Conceição ganha dez mil escudos mensais e, segundo o que diz, a maior parte das vezes o dinheiro não dá para todas as despesas. A nossa entrevistada tem 2 filhos e paga dois mil escudos por um quarto em Vila Nova. Ela já tentou que o pai fosse obrigado a dar uma pensão aos filhos, mas “como não tem trabalho fixo, não é obrigado a dar a pensão aos filhos”.

 

Ela afirma que “o meu salário dá para desenrascar, porque tenho de pagar renda, luz, água, entre as outras despesas essenciais”. Marina mora numa casa de tambor alugada e, “no tempo de chuva e vento, a nossa vida complica-se, porque a casa já está velha”.

 

“Muitas vezes passamos fome”. Marina afirma ao NN que sobrevive com a ajuda dos vizinhos, porque os familiares vivem em Santo Antão e também não têm muitas condições financeiras.

 

Além do trabalho como empregada doméstica, com a ajuda de uma amiga, Conceição, está a elaborar um plano de negócios para entregar na ADEI. Ela quer abrir um pequeno negócio de bar, “sei fazer muitas coisas de restauração, por isso, depois do trabalho, vou tentar fazer o negócio de bar e restaurante”. Marina pretende fazer refeições quentes para o almoço e jantar.

 

Marina é o exemplo de muitas mulheres que continuam a lutar pela sobrevivência abrindo um negócio próprio.

  1. Tafu

    POR ISSO QUE NÓS MULHERES DEVEMOS PENSAR MELHOR,E, NÃO TER MUITOS FILHOS PORQUE SE UM FILHO JÁ É UM PROBLEMA IMAGINA QUANDO É MAIS DO QUE UM,POR ISSO NÃO DEVEMOS TER MAIS DO QUE UM PORQUE COITADO É DOS FILHOS QUE NÃO PEDIRAM PARA NASCER E SABEMOS QUE OS HOMENS NÃO TEM O QUERER DE TER FILHOS.NÓS É QUEM TEM A INICIATIVA E MUITAS VEZES FICAMOS GRAVIDAS POR ABUSO SÓ PARA TURTURAR AQUELE HOMEM,E NO FUNDO O TORTURADO É A CRIANÇA.POR ISSO DEVEMOS PENSAR NA CRIANÇA E NÃO NAS BIRRAS QUE TEMOS PF.

  2. rita

    Infelizmente esta é a história das muitas mães da nossa terra. É a minha história. Criei dois filhos sozinha. Hoje já estão homens e tenho uma vida estável. Eu aconselho todas as mulheres que estão nesta situação:
    1º. Ter no máximo dois filhos.
    2º. Ter sempre em mente que, os nossos filhos estão em primeiro plano. Tentamos sempre transmiti-los bons exemplos, e se conseguirmos fazer-lhes bons homens e mulheres, também sairemos da pobreza.

  3. verdade

    Pensasse nisso antes de ter os 2 filhos. Agora vem pra qui por problemas? Problemas todos tem. Mesmo assim, boa sorte no teu emprendimento.

  4. resposta a verdade

    por acaso ela pediu alguma coisa??? VERDADE

  5. Vlu

    Antes de pari, bezote pensá suas burra!

  6. alcidio delgado

    muita gente fala pra armar em campiao. cria dois filhos com 10 contos so se tiver ajuda d familiares. pensao na realidade da terra neste momento, por favor! minha mae criou 9 a vender peixe. mas era naquele tempo. agora, estamos em america, a viver em ghetos!

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.