José Maria Neves “profetiza” sobre o Cabo Verde de 2030

11/03/2014 01:33 - Modificado em 11/03/2014 01:33

jmn recandidatura 2013O primeiro -ministro diz que perspectiva um ” Cabo Verde próspero para 2030″. Resta saber se é uma profecia , previsão de cartomante ou algo sério com fundamento em estudos e na realidade . O II Fórum da Transformação de Cabo Verde pode dar a resposta. E a cima de tudo definir ” próspero”.

 

O Governo irá realizar nos dias 14, 15 e 16 de Maio, o II Fórum da Transformação de Cabo Verde com o objectivo, segundo José Maria Neves, de perspectivar o país em relação ao futuro e analisar a agenda para levar Cabo Verde a ser um país de desenvolvimento avançado, no horizonte de dezasseis anos.

Para Neves, a “nação precisa de uma visão de futuro para que não navegue à vista” e o II Fórum questionará “o que queremos ser daqui a 16 anos” bem como o que deve ser feito para alcançar os objectivos traçados.

Apesar de ser uma perspectiva, o primeiro-ministro já consegue traçar o quadro de 2030. “Perspectivamos para 2030 um país desenvolvido e próspero. Um país preparado para competir na economia global, com altos índices de Desenvolvimento Humano, com uma Sociedade Civil empoderada, com um Sector Privado forte e internacionalizado”.

O primeiro-ministro acredita que a transformação do país ultrapassa as questões de Governos cessantes. E acredita que essa visão de transformação foi criada em 2013 quando se realizou o I Fórum de transformação de Cabo Verde. E em termos de balanço diz que “Cabo Verde avançou na criação de condições para ser um país moderno e competitivo. Infra-estruturou-se o país nos mais variados domínios, reforçaram-se as condições para o desenvolvimento do capital humano, procedeu-se a um amplo programa de reformas”.

E acrescenta que “temos hoje um país mais competitivo. A base económica expandiu-se e continua a expandir-se na qualidade de uma emergente economia de serviço, em que cerca de 79% do Produto Interno Bruto provém dos Serviços, o que qualifica Cabo Verde para ser uma Plataforma de Serviços a nível mundial”.

  1. Cândido Salomão

    Zé Maria bo tem de párá kesse pó brank desgrassode…

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.