Manuel Brito-Semedo afastado da Vice-reitoria da UNI-CV: Dora Pires assume

11/03/2014 01:23 - Modificado em 11/03/2014 01:23

unicvO vice-reitor da UNICV,Manuel Brito-Semedo, foi afastado do cargo pela nova direcção da universidade pública.Mas Brito já tinha a passagem de ida desde o tempo da anterior direcção .Dora Pires assume e estudantes no Mindelo respiram de alivio.

 

A professora universitária Judite Nascimento foi eleita como a primeira reitora da Universidade de Cabo Verde, com 50,9% dos votos. O ex-reitor Paulino Fortes recebeu um cartão vermelho da comunidade académica e dos funcionários da Universidade. Um novo Conselho Directivo entrou em campo na UNI-CV e o vice-reitor Manuel Brito-Semedo que fez parte da equipa de Paulino Fortes fica fora de jogo, pois o cargo foi entregue à Doutora Dora Pires.

 

Os estudantes sublinham que a eleição da Doutora Judite representa uma opção de mudança e uma nova era para a UNI-CV. Em 2013, os estudantes da Universidade de Cabo Verde no Mindelo boicotaram os exames e saíram às ruas para manifestarem o desagrado pela forma como o Conselho Directivo da UNI-CV estava a administrar a instituição.

 

O então Reitor Paulino Fortes e o vice-reitor Manuel Brito-Semedo em vez de assumirem o diálogo com a comunidade andaram desaparecidos, como se “não tivessem nada a ver com aquilo” e depois de desprezarem os alunos, vieram dizer que os estudantes “fizeram um protesto agressivo”.

 

Travesti do Vice-reitor

 

No caso de Manuel Brito foi procurado pelos estudantes no dia 28 de Fevereiro de 2013, mas estes não conseguiram falar com o então vice-reitor. Manuel Brito-Semedo andou sumido e calado durante os oito dias de protestos dos alunos. Fugiu das suas responsabilidades, deixou que um submarino da Praia viesse fazer o que devia ser ele a fazer, deixou o reitor entrar numa fogueira que era só dele, deixou o ministro dizer as palavras que deveriam ser ditas por ele, abandonou a direcção do DECM à sua sorte e desprezou os alunos.

 

Mas o pior estava para vir: quando o País achava que o vice-reitor “estava em parte incerta” ele surge na TCV transvertido de especialista de segurança criticando a actuação da PN durante os protestos. Para o travesti ser completo, substituiu o comandante da polícia, para não dizer a ministra do interior e sentenciou com ameaça de repressão aos alunos: “vamos accionar todas as condições para que as forças de segurança actuem convenientemente, o que não aconteceu desta vez”.

 

Universidade

 

Em São Vicente, os estudantes consideraram que Paulino Fortes, antigo Reitor da UNI-CV e a sua equipa, da qual fazia parte Manuel Brito-Semedo virou as costas à comunidade académica, aos professores e aos funcionários da Universidade quando estes queriam apenas sentar-se à mesa e dialogar em busca de um consenso para o bom funcionamento da instituição.

 

Com a eleição da reitora Judite Nascimento, a equipa reitoral ficou constituída pelos seguintes elementos: vice-reitora para a Extensão Universitária, Doutora Dora Pires; Pró-Reitora para a Pós-Graduação e Investigação, Doutora Sónia Silva Victória; Assessor para as Relações Internacionais e Cooperação, Doutor António Filipe de Pina; Assessora para a Graduação e CESP, Doutora Maria Celeste Benchimol; Assessora para a Extensão Universitária e Eventos, Ana Hopffer Almada; Administrador-Geral, Mário Carvalho de Lima e Directora do Gabinete da Reitora, Maria de Lourdes Lima.

  1. quem dora?

    a lofa da dora? estamos tramados. quero o meu voto de volta e num futuro muito proximo muita gente vai me dar razão

  2. MUITO ESTRANHO!!!!

    QUEM FOI ESTE JORNALISTA QUE ESCREVEU ESTA NOTICIA????BASEOU EM QUEM PARA LHE ESCREVER?? OS ALUNOS SUSPIRARAM DE ALIVIO COM A DOUTORA DORA PIRES??? JUDITE NASCIMENTO PERDEU AS ELEIÇOES EM SV POR CAUSA DESTA DORA QUE NÃO É BEM-VINDA NEM PELOS ESTUDANTES, PROFESSORES E FUNCIONARIOS!!! QUANDO ELA FOI NOMEADA VICE-REITORA O DESCONTENTAMENTO FOI GERAL NA UNICV-SV!! ELA SÓ ESTA NESSE CARGO PAGAMENTO DE FAVORES DE CAMPANHA!!!!

  3. maria josefa

    Este artigo foi escrito sob encomenda da Dora Pires, Pessoa nao grata em SV, o Brito semedo já saiu, não precisas falar mal dele oh dora pires para te promoveres, vergonha!!!! Vai trabalhar e mostrares se de facto tens competência para aguentar este cargo, pois não basta apenas ter um doutoramento pago aos cubanos!!!

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.