Pacientes com lesões no joelho submetidos a cirurgia artroscópica no HBS

10/03/2014 07:44 - Modificado em 10/03/2014 07:46
| Comentários fechados em Pacientes com lesões no joelho submetidos a cirurgia artroscópica no HBS

hospital_baptista_sousa_maiorO Hospital Baptista de Sousa na ilha de São Vicente está a realizar intervenções cirúrgicas em cidadãos que sofrem de lesões no joelho. Este novo passo no serviço de saúde do HBS começa a ser dado numa altura em que se regista o aumento do número de pessoas que sofrem dores constantes nos joelhos o que lhes impossibilita de realizar algumas actividades. Recorrendo à técnica da artroscopia, o HBS projectou 14 intervenções cirúrgicas para pessoas que necessitam desse tratamento.

 

O Director Clínico do Hospital Baptista de Sousa, Tito Rodrigues, assegurou que a técnica da artroscopia não é frequente nessa unidade hospital mas que existe uma necessidade de adoptá-la com mais frequência. As cirurgias começaram no início do mês de Março e, em declarações à TCV, Tito Barros disse que esse tratamento permite resolver os problemas que afectam os joelhos concedendo ao paciente a possibilidade de praticar actividades, como o caso de desportos.

“É uma técnica mini invasiva que, com pequenos orifícios, permite ver e tratar lesões do joelho. Já tínhamos os equipamentos necessários, mas foi preciso adquirir alguns consumíveis. Trata-se de uma técnica que habitualmente não era feita em Cabo Verde. Já houve iniciativas pontuais seja em São Vicente seja na Praia” afirma Tito Rodrigues.

O Director Clínico do HBS sublinha que o objectivo é introduzi-la como uma técnica corrente, porque são pacientes que muitas vezes têm problemas mas que não são evacuados para o estrangeiro porque não existem critérios para a evacuação. E que neste momento há uma necessidade de colocar a técnica de artroscopia à disponibilidade dos utentes. O tratamento está a ser realizado pelo médico Tito Rodrigues e por um cirurgião italiano vindo de Turim, Itália

 

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.