Donas de casa desesperadas: preço do peixe aumenta todos os dias

28/02/2014 07:00 - Modificado em 28/02/2014 07:48

peixeNos últimos tempos, as pessoas têm reclamado do preço do peixe que tem aumentado, isto porque segundo eles, o peixe é pouco. Os pescadores e as peixeiras adiantam que o peixe está caro porque “o mar não está para peixe. “Ou seja não há peixe devido as condições climatéricas.

 

A doméstica Rosa Dias afirma que o peixe está caro e aumenta de preço todos os dias. Muitas vezes, ela prefere comprar 1 kg de galinha que rende mais, “prefiro comprar 1 kg de galinha por 240$00 do que comprar duas cavalas por 200$00”. Rosa diz que há pouco peixe, por isso, está mais caro.

Joana Nascimento diz que não compra o peixe na sua zona porque é muito caro, vai comprar quando os barcos chegam. Para ela, as peixeiras aproveitam-se das pessoas porque “nos barcos comprei uma cavala por 50$00, e quando cheguei no Alto de Sentina, uma peixeira estava a vender uma cavala por 90$00”. Ela acrescenta que o lucro é muito, “40$00, do centro da cidade para as zonas periféricas é muito”.

Para Lídia Santos o peixe está muito caro, mas se não há outra solução tem de comprar. Adianta que “não vamos comer somente galinha ou enlatados, o peixe é importante, por isso, temos de comprar”.

A peixeira Idalina diz que vendem o peixe caro porque compram-no caro, “se é para vender e não ter lucro, não adianta vender”. Ela afirma que, às vezes, trazem peixe e não conseguem vender e ficam no prejuízo. Quando é assim, “eu opto por escamá-los, assim vendem-se mais”.

Maria e Sónia também peixeiras, dizem que o tempo de vento não está a permitir que haja muito peixe, por isso, o peixe está caro.

Enquanto as condições climatéricas não melhorarem, o preço do peixe vai continuar caro, as pessoas terão de comprar o peixe pelo preço que encontrarem no mercado, pois não há mais barato. Muitos já preferem comprar a galinha ou enlatados, em vez de peixe.

  1. CidadaoCV

    E as coisas não vão melhorar muito. A verdade é que os pescadores cabo-verdianos já não conseguem capturar peixe, porque, á luz do acordo de pesca assinado entre o Governo CV e a união europeia, milhares de toneladas de peixe são retirados anualmente das nossas águas, para abastecer os mercados e industrias europeias. E o preço que pagam por tonelada que quiserem declarar é uma merreca, que qualquer peixeira também pagaria, ciente que vendendo o peixe no mercado local por um preço bem baratinho, rapidamente se tornaria milionária. É por isso que os europeus gabam-se que o acordo de pesca com CV lhes é muito vantajoso. Eu diria muitissimooooooooo vantajoso. Enquanto isto o pescador cabo-verdiano “fica a ver navios”.

  2. Silvério Marques

    A situação é fácil de esclarecer. O mar de Cabo Verde não tem a riqueza em peixe que muita gente julga, incluindo este Governo. Com a exportação, com os acordos de pesca com a União Europeia, com a China que já tomou conta do pequeno comércio e vai-nos levar á falência e com o abastecimento dos hotéis e restaurantes, os preços irão sempre subir e os salários a baixar. Assim vai a economia de um país com um Governo que já perdeu o rumo. A culpa é de quem votou PAICV.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.