Ministro garante que as casas de classe A serão entregues em Março

18/02/2014 00:15 - Modificado em 17/02/2014 23:14

casa para todosO Ministro da Habitação e Ordenamento do Território, Antero Veiga, revela a existência de alguns problemas no projecto “Casa Para Todos” em relação à regularização jurídica das habitações. Todavia, garante que estão “quase a ultrapassar este primeiro nível de constrangimentos” e como forma de antecipar e precaver novos problemas na questão da regularização jurídica, adianta que já estão a tratar da regularização das obras em curso.

 

Acrescenta que vários municípios já começaram a colaborar mais com o projecto na “agilização da emissão dos documentos que permitem a todo o processo de regularização jurídica decorrer nos prazos normais”.

 

Depois da visita dos deputados do PAICV eleitos pelo círculo de São Vicente onde foi visitado o projecto “Casa Para Todos”, o problema da regularização jurídica foi abordado. Alexandre Novais, deputado do PAICV, assegurou que “as certidões matriciais de todas as unidade já estão prontas e o Governo garantiu que as casas serão entregues até ao final deste mês”.

 

Antero Veiga confirma a data, afirmando que até 31 de Março “todas as casas de classe A serão entregues”. A Classe A pertence às famílias que têm rendimentos entre 0 e quarenta mil escudos. Segundo Novais, em São Vicente, “há famílias sem nenhum rendimento que também ganharão casas”.

  1. Neguinha

    Como é que esas pessoas sem salário vão pagar essas casas? Já vão meter esses coitados em encrenca em troca de votos. Só quero ver como é que vão desenrolar esse nonelo assim que as eleições passarem e deixarem esses coitados com essa “batata quente nas mãos”. Abra o olho cidadão, porque como diz o ditado, “quando a oferta é muita o santo desconfia”

  2. Luis Geronimo

    fico aguardando

  3. Carlos Ferreira

    Novais é um mentiroso e um homem de falcatrua compulsivo. É o “menino de mandód” ideal pois tambem o seu chefe é mentiroso compulsivo. Qualquer analfabeto compreende que famílias sem rendimentos nao têm nenhuma possibilidade de concorrer para estas casas. É preciso ter muita “lata na cara” e parece que a cara do Novais adapta-se precisamente à mensagem que “his master voice” lhe encarregou de fazer passar.

  4. Mario Matos

    O Paicv escolheu a pessoa justa para uma informação injusta. Se fosse noticiada por pessoa com idoneidade moral acreditaria pelo menos parcialmente na mesma. Mas o Novais é que diz portanto cheira a falcatrua política, moral e intelectual.

  5. Mario Matos

    Atendendo que Noticias do Norte vem chamando a atenção para problemas actuais e atendendo que o problema dos condomínios é neste momento enorme creio que o vosso jornal daria uma contribuição enorme à sociedade, pelo menos chamando a atenção de futuros compradores de habitações abrangidas pelas leis do condomínio para os eventuais riscos que podem correr.
    Os prédios até este momento, na maioria sao novos ou pelo menos relativamente novos, mas dentro de alguns anos a situação vai degradar-se pois nao existe fundos para financiar a sua manutenção nem tao pouco trabalhos dispendiosos da conservação física dos mesmos prédios.
    Muitas pessoas brevemente serão confrontadas com a perda de valor dos seus prédios bem assim com dividas enormes que a afiliação nesss associacoes acarreta conforme as leis do condomínio.
    Para ilustrar esta proposta anexo opiniões de alguns proprietários do emblemático empreendimento Copacabana na Laginha. Estas sao apenas a ponta do icebergue.
    Agradecendo a atencao dispensada à minha ideia e esperando que a mesma mereça o vosso interesse. Obrigado

    Complexo “Copacabana” Mindelo
    Livro de Visitas Grátis!
    Livro de Visitas Grátis!

    Data: February 8, 2014, 7:08 pm, GMT -3
    Nome: Enzo Salva
    E-mail: enzo.salva@gmail.com
    Localização: Italia
    Número: 16
    Tenho muitas dúvidas sobre a conduta deste Administração, eu escrevi nos comentários de 24 de Janeiro no site Caboverde.altervista.org. Eu já não tenho qualquer dúvida após o recebimento do Relatorio.
    Em primeiro lugar parabéns para Confira: o relatório é claro e conciso. (Infelizmente a Administração se esqueceu do Balancete anexo)
    Agradeço também a nosso colaborador financeiro Sr. Lima: ele nos permite saber que temos dívidas a 1.362 contos e que a Administração já recorreu ao Tribunal para recuperar as quotas em atraso em 2012. A Assembleia deve exigir da Administração de mostrar os atos.
    uma pequena consideração por falta de Balancete:
    ECV 4.706.000 – Receitas Cobradas ano 2013
    ECV 150.000 – Levantamento da conta BAI para cobrir fornecedores
    ECV 742.000 – Dividas 1362.000 menos 620.000 Tecnicil Construtora do ano 2010
    ECV 5.598.000 – TOTAL DOS CUSTOS 2013
    ECV 655.800.- RESERVA LEGAL – Lançamento – proposta orçamental 2013
    ECV 6.253.000 TOTAL GERAL
    Uma pergunta: Orçamento 2013 – ECV 8.500.000.- (a diferença de 2.000contos é muito — uma diferença de 25%): o que é errado? erro?
    Obrigado também à Administração que nos convida a fazer investimentos e diz-nos que temos um calcanhar de Aquiles. Durante anos, há apenas um buraco para escoar a água da chuva em frente ao bloco A1, a água escoa livremente na garagem. (Deve ser claro: Eu concordo com os investimentos, quais são as condições atuais?)
    Temos três grandes problemas:
    O maior é a Assembleia, que deve decidir. Os Administradores deverão executar as decisões imediatamente, caso contrário ele não vai aceitar a eleição. Para isso também devem assumir a responsabilidade de Lei,(Ver o comentário do Sr.Mario Matos)
    O segundo, a administração precisa fazer o que é indicado pela Assembléia e nada menos, sob pena de rescisão imediata,
    O terceiro: as nossas finanças para cobrir os custos.
    Sem resolver os dois primeiros, nada será capaz de resolver o terceiro.
    Concordo com o Sr. Mario Matos, que escreve: : Administração nao tem a coragem de processar essas pessoas algumas por motivos familiares, de amizade ou outros. O único recurso é recorrer ao Tribunal pedindo penhoramento dos condomínios em divida, pois caso contrario todo o prédio tarde ou cedo degradar-se-á e o resultado é a falência com as suas consequencias desastrosas.
    Concordo com aqueles que tenham manifestado a sua indignação, mesmo que as soluções nem sempre são legítimas; tudo deve ser feito de acordo com a Lei da República.
    Antes da minha partida eu escrevi uma carta para a administração e pedido para anexar aos atos da Assembleia, o Sr.. Ingianni, ea Sra. Selvaggio tem uma cópia.
    Por fim: Perguntaram-me se, no meu post de 24 de janeiro, eu queria oferecer-me como administrador; não! minha vida é em Italia, mesmo que eu pretendo passar longos períodos em Cabo Verde; no futuro, se eu decidisse o contrário, vou propor a minha candidatura directamente, não há problema.
    Cumprimentos,
    Data: February 7, 2014, 8:10 pm, GMT -3
    Nome: Mario Matos
    E-mail: mario@gmail.com
    Localização: Mindelo
    Número: 15
    O problema é que o sistema de condomínio nao se adapta à cultura dos caboverdianos que por excelência são individualistas.
    Se nao forem tomadas medidas drásticas, publicar os nomes dos devedores no facebook ou na parede do prédio tem pouco efeito pois a maioria vive fora e são cidadãos anónimos, portanto sem nenhuma inclusão na sociedade mindelense.
    O único recurso é recorrer ao Tribunal pedindo penhoramento dos condomínios em divida, pois caso contrario todo o prédio tarde ou cedo degradar-se-á e o resultado é a falência com as suas onsequencias desastrosas.
    Agora temos um outro problema cultural pois a Administração nao tem a coragem de processar essas pessoas algumas por motivos familiares, de amizade ou outros. Até quando a Administração ficará passiva perante este problema cujo desfecho poderá ser totalmente desastroso para todos os proprietários desses apartamentos?

  6. eis a questão

    afinal casa para todos não é (era) bluff? não é (era) só para quem ganha mais de 40 contos? não é (era) só para ganhar eleições? agora, de mansinho e disfarçadamente vão desviando. ahahahaha….

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.