São Vicente: Primeiro juramento à bandeira de 2023 com 364 recrutas e somente uma mulher

21/05/2023 20:42 - Modificado em 21/05/2023 20:42

O juramento à bandeira da primeira incorporação militar de 2023, que aconteceu hoje, no Centro de Instrução Militar do Morro Branco, em São Vicente, contou com 364 recrutas e destes uma única mulher.

Annette Carvalho é o nome da única mulher a incorporar as fileiras das Forças Armadas de Cabo Verde no começo deste ano 2023 e até recebeu um certificado de reconhecimento, durante a cerimónia que aconteceu no Morro Branco, no Lazareto, durante a manhã de hoje.

A sua presença foi ressaltada também pelo ministro da Educação, Amadeu Cruz, que presidiu o acto em nome do Governo, e para quem a “presença, bravura e coragem” de Annette demonstram que se “quebraram paradigmas e preconceitos, e as mulheres têm conquistado lugares nas diversas esferas na sociedade cabo-verdiana”.

Durante o seu discurso, o governante considerou que as dez semanas desta preparação militar permitiu que os 364 jovens tivessem ensinamentos, valores, princípios e experiências que “só é possível apreender num centro de instrução militar”.

“Valores e princípios que complementam os ensinados na família, nas escolas e na sociedade e que contribuem para uma sã convivência em sociedade”, assegurou Amadeu Cruz.

Recorrendo a números, a mesma fonte indicou que, só este ano e enquadrado no Programa Soldado Cidadão, 55 militares frequentam a formação em condução, na Escola de Condução Militar, na Cidade da Praia, e numa escola privada, no Mindelo. Por outro lado, adiantou, 19 estão no curso de montagem e manutenção de instalações de climatização e refrigeração, no Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI), na Cidade da Praia.

Isto para além dos cursos de formação superior disponibilizados por países amigos como Portugal e Brasil.

O director de Centro de Instrução Militar, José Morais, que fez um balanço da formação iniciada a 12 de Março, informou ainda que dos 364 recrutas, 293 frequentam a especialidade de Polícia Militar (PM), 12 em PM com valência em transmissões, dez em PM com valência em socorrismo de combate, 37 em fuzileiros e 12 em especialidade de marinha.

Durante a cerimónia, assistida por várias pessoas e entidades, foram feitas também diversas demonstrações de habilidades adquiridas durante a incorporação e houve momentos de homenagens aos oito militares falecidos no acidente em Serra Malagueta, no passado mês de Abril.

Inforpress

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.