Internautas reagem ao pedido do ex-gerente do BCA: “agora pode-se roubar os clientes e culpar o Banco”

17/02/2014 00:05 - Modificado em 17/02/2014 00:30

facebookA decisão do ex-gerente do BCA na cidade do Porto Novo, Alcindo Rocha, de interpor um recurso ao Supremo Tribunal de Justiça para contestar a pena de 13 anos de prisão por ter desviado 139 mil contos da conta dos clientes é um assunto que despoletou reacções. Nas redes sociais e no espaço do fórum do NN, há pessoas a comentar a situação. Devido à gravidade do acto de Alcindo, há internautas que esperavam por uma pena maior.

A decisão de Alcindo Rocha de recorrer ao STJ para pedir a redução da pena com um dos argumentos de que o BCA teve culpa no cartório, porque sem realizar auditorias permanentes permitiu que se verificassem desvios de dinheiro na agência bancária do Porto Novo durante tanto tempo, intriga muitos comentadores.

Por exemplo Nilza Almada escreve que o pedido do ex-bancário ao STJ “é uma brincadeira. Desvia centena de milhares de contos e ainda se arma em vítima, de que a culpa é do BCA, porque não fez auditorias durante quatros anos. Por isso, têm de lhe reduzir a pena. Sinceramente”.

Um internauta que se intitula “Cidadão CV” no fórum faz uma suposição, ao sugerir a quem comete um crime de homicídio para se identificar com os argumentos de defesa de Alcindo Rocha. “Nesta ordem de ideia, algum advogado de algum criminoso assassino, ainda se há-de lembrar de meter um recurso no STJ contra a vítima assassinada, por esta se ter deixado matar, ou seja, se a vítima tivesse tomado as devidas precauções, não seria morta e o seu cliente não estaria na condição de assassino”.

Com este caso, em que o ex-gerente do BCA esperava pela atenuação extraordinária, porque o BCA e o Tribunal não apresentaram provas concretas que comprovavam o desvio desse valor é vista pelos internautas com uma conduta de desresponsabilização. Do ponto de vista de Nilton Fernandes “o Alcindo só pode estar a brincar, usou das suas artimanhas e do seu cargo para roubar e, agora, quer culpar o Banco. Não estamos no país das batatas, este país tem leis e instituições que funcionam. Queira Deus que o STJ lhe aumente a pena!”.

As pessoas continuam da ideia que Alcindo Rocha cometeu um crime ao desviar dinheiro dos clientes da agência bancária onde exerceu a função de gerente e que, por isso, deve pagar pelo seu acto. “E por não haver controlo, achou-se no direito de desviar dinheiro do Banco, de que ele era responsável. Tamanha cara de pau. Devia ter vergonha e cumprir a sua pena de boca calada” escreve um leitor do fórum do NN.

Outro questiona, onde é que o ex-bancário escondeu o dinheiro: “debaixo do colchão? A questão não foi esclarecida no Tribunal. A resposta é do Alcindo que deve devolver o dinheiro ao BCA”.

É certo que o Tribunal determinou que o dinheiro terá de ser devolvido ao BCA. Mas a grande incógnita desta trapaça não foi esclarecida: onde foi que o gerente meteu os 139 mil contos? Onde está o dinheiro? Quem beneficiou do dinheiro?

 

  1. "SEI LA......"

    “CADA UM COM O SEU DIREITO TALVEZ SE VOCE UM FAMILIAR Q VOS PERTENCE OUVIRIAN ESAS CRITICAS.TUDO MUNDO PODE COMETE UM ERRO GRAVE TALVEZ UM DIA BSOT PODE ERRA TAMBE .POR ISSO BSOT TCHA GRITICA CADA PSSOA E COME SE ERRO SE BSOT Q PODE ISTA Q BSOT FALA.ELE E UM PSOA AMAVEL. OQ QUEL FACE PEL PODE SER DESSCULPOT P PSOA QUEL E.BSOT CALA BOCA.OUTRAS COISAS Q BSOT PODE COMENTA BEM GRAVE BSOT TE FCA CALOTE.E TALVEZ UM DE VOCES PODE TER GASTOTE PARTE QUEL DNHER E AGORA BSOT TE MANTE CALOTE!!!!!!!!!!!

  2. Bocage

    Se o STJ for constituído por pessoas com competência e idoneidade moral deverão aumentar a pena aplicada ao “ladrão” pois ele nao se mostrou arrependido do acto que praticou conscientemente e durante anos seguidos.
    Uma vez em liberdade ou mesmo dentro da cadeia ele vai continuar, desde que a situação lhe seja favorável, a pôr em pratica tais actos.
    Nao esquecer tambem as pessoas que colaboraram com ele nessa pratica. E Porto Novo é um meio pequeno e todos conhecem mais ou menos a vida de cada um.

  3. DN

    3 PERGUNTAS QUE OS CABO-VERDIANOS PEDEM ESCLARECIMENTO – onde é que o gerente meteu os 139 mil contos? Onde está o dinheiro? Quem beneficiou do dinheiro? Mais alguns podem ser condenados.

  4. DJACK DE BETA

    PERGUNTAS PARA OS QUAIS QUE OS CABOVERDIANOS PRECISAM DE RESPOSTAS:
    Quem foram os “companheiros do Sr. Alcindo Rocha”,? Quem esteve a trabalhar com ele durante o tempo em que desviou tanto Dinheiro? Quem esteve a dormir, e não viu, ou viu e desvior a cara para poder se aproveitar da sua parte da fortuna?, Por que motivo os seus colaboradores mais próximos , nos ultimos anos foram e estão sendo promovidos?
    Quem está sendo sacrificado. e pagando as favas pelo que nao fez?

  5. CIDADAO ATENTO

    E VERDADE DJAC DE BETA: SINCERAMENTE ESTA HISTORIA TA MAL CONTADA, E EU VOU MAIS LONGE: QUEM FORAM OS COMPANHEIROS DO LADRAO!, COMO DIZ O BOM DITADO”DIGA-ME COM QUEM ANDAS E DIRTEEI QUEM ES”, DE FACTO OS SEUS COMPANHEIROS DEVIAM SER “INDICIADOS” COMO COLABORADORES “ACTIVOS OU PASSIVOS “NO DESVIO. DESDE A SUA SUBGERENTE, ACTAL GERENTE DA RIBEIRA GRANDE, ATÉ OS CAIXAS QUE SEGUNDO DIZEM COLABORAVAM COM ELE NAS FALCATRUAS DEVIAM SER INDICIADOS E QUIÇA ACUSADOS DE CORRUPÇAO PASSIVA,

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.