Cais de pesca: Pescadores da Ponta do Sol preparam manifestação para contestar decisão do Governo

10/02/2014 00:04 - Modificado em 9/02/2014 23:01

pescadores da Ponta do SolA Ministra das Infra-estruturas veio avisar que o Governo não vai construir um cais de pesca na Ponta do Sol, ilha de Santo Antão, devido aos custos dessa infra-estrutura. A notícia da ministra Sara Lopes não caiu no agrado dos pescadores que demonstraram a própria indignação e dizem que pretendem sair à rua para manifestarem contra a posição defendida pelo Governo. É que há vários anos que a classe reivindica a construção dessa infra-estrutura que representa uma aspiração para resolver os problemas que enfrentam no sector das pescas.

 

Os cidadãos defendem que na Ponta do Sol o desemprego tem rosto. Um rosto de sofrimento. E, muitas vezes, de desespero. Na Ponta do Sol, o sustento de várias famílias depende do mar. Mas o Governo e as autoridades marítimas continuam a colocar obstáculos no caminho dos pescadores, dificultando-lhes a vida. Isto quando, apenas defendem a construção de infra-estruturas para alavancarem o desenvolvimento da actividade que é o ganha-pão da maioria da população daquela cidade.

 

Reivindicações

De acordo com os pescadores, a falta de um quebra-mar com melhores condições de segurança tem condicionado a actividade pesqueira na localidade da Ponta do Sol. É que a fenda existente nessa infra-estrutura afecta a comunidade piscatória que, devido às condições adversas do mar, enfrenta dificuldades para arrastar as próprias embarcações para o mar ou para colocá-las em terra.

Os pescadores asseguram que “há vários anos que reivindicamos a requalificação do quebra-mar, a construção de um cais de pesca e a dragagem da baía. Isto porque com o mar revolto corremos perigo de vida, já que o quebra-mar existente apresenta falhas e não nos dá garantias de segurança. A verdade é que já batemos em várias portas para ver esse projecto em execução. Mas até esta data, ninguém de direito tomou qualquer medida para resolver a nossa situação”.

 

  1. Mario Matos

    Será que os primeiros indícios duma “Primavera Crioula” estao surgindo nestas ilhas adormecidas!Tambem uma “Primavera Árabe” era quase impensável e é hoje uma realidade com todas as suas consequencias em especial para as elites que estavam embaladas ao ritmo da sua imensa ganância e portanto indiferentes perante a realidade à sua volta!Tambem as elites caboverdianas continuam exibindo pornograficamente as suas riquezas enquanto uma massa considerável da população está passando por uma certa miséria. Que nao adormecem muito pois quando acordarem poderá ser tarde demais.Será tambem que as previsões da EIU, a seguir transcritas deixarão de ser utopia para passarem a ser pura realidade? E nao venham dizer depois “que nao vos avisei””Risco de agitação social” no nosso país é o destaque do EIU para Cabo Verde em 2014, no seu primeiro relatório para este novo ano. Essencialmente devido à “incapacidade” do governo em desenvolver políticas que criem emprego e a recente ruptura com as centrais sindicais, que levou para as ruas milhares de pessoas no dia 20 de Janeiro, – Dia dos Heróis Nacionais -, e quando está prevista uma greve geral seguida de manifestação para finais de Abril e 1 de Maio” Risco de agitação social” no nosso país é o destaque do EIU para Cabo Verde em 2014, no seu primeiro relatório para este novo ano. Essencialmente devido à “incapacidade” do governo em desenvolver políticas que criem emprego e a recente ruptura com as centrais sindicais, que levou para as ruas milhares de pessoas no dia 20 de Janeiro, – Dia dos Heróis Nacionais -, e quando está prevista uma greve geral seguida de manifestação para finais de Abril e 1 de Maio

  2. DJACK

    Vamos a verdade dos factos.
    Os pescadores da Ponta do Sol estão sendo manipulados e usados.
    Da pena ver esses coitados a serem manipulados com paus.Os pescadores da Ponta do Sol são aqueles que mais beneficio tem recebidos nos ultimos tempos se não vejamo:
    Tem uma maquina de gelo novinha em folha com grande capacidade de produção de gelo tem uma Camra forigorifica com capacidade de amazemanento de toneladas de peixes.Tem um carro 0 km com camara friogrifica acoplada com capacidade para vender

  3. Mario Dias

    Djack o que adiante tantos teres se não servem para o motivo real que foram adquiridas,visto que não conseguem sair ao mar?Manifestem para os vossos direitos e coragem.Primavera crioula é a nossa única solução.

  4. DJACK DE BETA

    Djack tenha Calma no q escreveste, o povo de s. Antão tem convicção do q pode fazer e quando deve fazer, somos pessoas humildes e q esta a ficar cansado das mentiras falta d oportunidade, esquecimento em que encontramos,Basta é o slogan que se houve mais nas ruas d nossa ilha,somos 1 povo sofredor e lutador, esta na hora d dizermos a todos aqueles q pensam q estamos só pra colocar-lhes no poder um BASTA….BASTA DE VER A FALTA DE TRABALHO , BASTA E VER FALTA D OPOTUNIdade, basta da ma governação

  5. FILHO DA PONTA D SOL

    PONTA DO SOL PRECISA DE SAIR MESMO A RUA SOMOS UMA ZONA PISCATÓRIA E TODOS NÓS PRECISAMOS DUM CAIS PARA O GANHA PÃO DE MUITAS FAMILIAS, VENHA AQUI A SARA DIZER K NÃO PRECISAMOS , É HORA DE DARMOS UMA RESPOSTA A ESSA SENHORA E OU SEU GOVERNO,PONTA DO SOL E SANTO ANTÃO ESTA PARADO.PRECISAMOS TODOS DE FAZER ALGUMA COISA.DE PONTA SOL A TARRAFAL DE MONTE TRIGO. DE SANTO ANTÃO Á BRAVA

  6. SOLPONTENSE

    SOU DA PONTA DO SOL E VIVO EM PORTUGAL E ESTOU DE ACORDO COM OS PESCADORES ,E FAÇO UM APELO A TODA A POPULAÇÃO PARA SAÍREM A RUA DA NOSSA QUERIDA VILA MARIA PIA(PONTA DO SOL).NUMA SÓ VOZ PARA O BEM DA NOSSA CIDADE.

  7. Vilela

    Coitados dos pescadores da Ponta do Sol a serem manipulados pelo Edil da Ribeira Grande um grande C a amealhar balúrdio de $$$$$$$$$$$$$$ no estranja e os pescadores a solicitarem ao governo um quebra -mar da morte.Em Ponta do Sol dificilmente se constrói um cais de pesca porque ninguém (FINANCIADOR/DOADOR)quer financiar o projecto desde a época da TUTA CUJA.Podem manifestar à deriva que em nada vai dar.Boa sorte na pesca do dia-a -dia!

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.