Sao Nicolau há 30 dias sem ligações marítimas com o governo observando

6/02/2014 00:07 - Modificado em 5/02/2014 23:47

navio mar1O transporte marítimo entre as ilhas de São Vicente e de São Nicolau continua a ser um problema para os cidadãos e os operadores económicos que vão acumulando prejuízos. Quem procura a rota marítima está a sofrer com a insuficiência de navios para fazer a ligação. Há vários anos que o Governo prometeu resolver a situação dos transportes no Norte. E agora que se instalou o caos, o Governo assumiu o papel de observador.

 

Os passageiros e os comerciantes estão a sofrer bloqueios nas ilhas de São Vicente e de São Nicolau. Em causa está a falta de transportes marítimos de passageiros e de cargas entre as duas ilhas. O último navio dessa categoria a fazer essa escala foi o Pentalina B e a previsão de viagens de outras companhias é para o mês de Março.

A viagem ocorreu há cerca de um mês quando a companhia do navio respondeu a um apelo das Câmaras Municipais da Ribeira Brava e do Tarrafal para fazer o transporte de pessoas e cargas que estavam retidas na ilha de São Nicolau. Depois desse período, a rota marítima São Vicente/São Nicolau caiu no esquecimento, com o virar de costas por parte das autoridades competentes e das companhias marítimas.

Caos

Segundo alguns cidadãos da ilha de São Nicolau que vivem na ilha de São Vicente, a situação tem de ser resolvida, porque nem todas as pessoas têm dinheiro para viajar de avião e a crise dos transportes marítimos e, por vezes aéreos, que assola a ilha de Chiquinho trava o desenvolvimento da ilha.

Anderson Pires e Jocilene Ramos, estudantes universitários afirmam que “a situação é deveras grave. Tudo porque não há navios de transporte de passageiros a operar a partir da ilha de São Vicente rumo à ilha de São Nicolau. As ligações marítimas com as ilhas de São Vicente e Sal são asseguradas pelos navios Mar Liso e Ribeira de Paul, embarcação que está fora de serviço”.

O navio Ribeira de Paul aguarda a inspecção técnica para ter o certificado de navegabilidade, depois de passar por reparações nos estaleiros da CABNAVE. Os entrevistados acrescentam que as duas embarcações e alguns barcos de pesca têm por hábito desenrascar a vida dos utentes, mas que “essas embarcações têm as suas limitações porque não são adequadas para o transporte de passageiros e ainda são insuficientes para responderem às solicitações”.

Melhorias

José Alves sublinha que o Governo está a falhar no seu dever de promover o desenvolvimento da ilha de São Nicolau. “O Governo deve assumir o compromisso de melhorar o fluxo de transportes de passageiros para a nossa ilha, em vez de fazer promessas e ficar apenas a observar o caos vivido pelas pessoas quando pretendem viajar para as outras ilhas”.

As autoridades municipais e os operadores económicos têm alertado para “as dificuldades” na ligação marítima entre São Vicente e São Nicolau que estão a comprometer o transporte de pessoas e cargas, uma questão que contribuiu para agravar a situação económica das duas ilhas.

 

 

  1. Maria José

    E o Fery Liberdade, o que está a fazer atracado no Porto da Praia? KKKKKKK.
    Mentirosos. Tinham dito que o Barco chegaria em Abril do ano passado. Mudaram para Setembro. E agora minha gente? Gente sem ideias e ainda por cima mentirosos!!

  2. João Sameiro Lopes

    Esta situação é deveras complicada.Neste momento tou aqui em Saõ Vicente.Vim no barco Mar-Liso a fim de fazer umas consultas e análises.Agora o problema é como regressar…

  3. Jas Pssu

    É bom lembrar k o N/M R. Paúl ê k t fazê ligações semanais entre SV/SN/SL já t tracod n cais a muito t esperá kes larop de IMP p fazê um vistoria e es sô t dá pa dot, enquanto isso kes São Nicolau t fca sem ligação marítima a ilha do Sal e sem podê da saída de ses produtos, consequência cmida t estragá, pessoal k t podê sei ses ilha a não ser de avião p kem tem bolso, e kes tripulante do navio t corrê risco de fca sem traboi, pq nenhum armador k t ba podê sustentá um navio k tud ses tripulante.

  4. Jacito Duarte

    Mentirosos o ferry de sotavento (crioula) veio a muito tempo e nos es tudantes e outras pessoa ficam bloqueadas por causa do governo aida o deputado do paicv sao nicolau tem a coragem de dizer na assembleia que sao nicolau nao tem problemas de transporte

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.