Presidente da República aconselha “auditoria independente” para investigar mortes de bebés no HBS

20/05/2023 18:59 - Modificado em 20/05/2023 18:59

 O Presidente da República pediu que se faça uma “auditoria independente” para se investigar as causas das mortes dos sete bebés no Hospital Baptista de Sousa (HBS), no Mindelo, e se tomar medidas cabíveis.

José Maria Neves, através de uma publicação na sua página pessoal do Facebook, disse que tem seguido com “preocupação” as mortes neste mês de Maio de sete crianças recém-nascidas no HBS.

“Sei que o Ministério da Saúde e o próprio hospital estão a fazer as averiguações para identificar as causas destas mortes e tomar medidas cabíveis. E isto é essencial para pôr cobro às inquietações dos cidadãos”, considerou o chefe de Estado.

Entretanto, segundo a mesma fonte, tratando-se de uma “situação anormal e considerando as sistemáticas queixas dos utentes do HBS”, seria recomendável a realização de uma auditoria independente para uma “avaliação organizacional exaustiva e apresentação de recomendações pertinentes”.

José Maria Neves terminou a sua publicação demonstrando a sua solidariedade para com todas as famílias enlutadas.

O Ministério da Saúde anunciou no dia 16 a realização de um inquérito à morte, até então, de cinco bebés recém-nascidos, este mês, no HBS.

“Após tomar conhecimento de ocorrência de óbitos de cinco bebés recém-nascidos, no mês de Maio, no serviço de neonatologia do Hospital Baptista de Sousa, e, pautando-se pela necessidade de esclarecimentos sobre as reais causas que levaram aos óbitos, o Ministério da Saúde, através de um despacho da ministra da Saúde, manda instaurar um inquérito”, lê-se no comunicado daquele ministério.

A investigação, conforme a mesma fonte, pretende apurar factos como os cuidados médicos, de enfermagem e de atendimento prestados às mães e aos bebés recém-nascidos, bem como as “boas práticas” de segurança e qualidade da prestação dos cuidados aos pacientes.

A intenção, também é verificar os factores que estão na origem das mortes dos bebés e os procedimentos técnicos e administrativos adoptados na emissão dos atestados de óbito e ainda na comunicação com os pais e familiares.

Para essa investigação, o Ministério da Saúde disse ter nomeado uma equipa de especialistas nas áreas de gineco-obstetrícia, neonatologia e enfermagem, composta por profissionais do Hospital Agostinho Neto, da cidade da Praia, e da Direcção Nacional da Saúde, que deve apresentar um relatório até final deste mês.

Em Fevereiro, a directora do Serviço de Neonatologia do HBS), Cátia Costa, confirmou também a morte de outros cinco bebés recém-nascidos no mês de Janeiro, esclarecendo que as causas foram prematuridade e malformações congénitas.

Sobre as recentes mortes, a direcção do hospital tinha previsto realizar na manhã de hoje uma conferência de imprensa para dar esclarecimentos, mas, que ficou adiada para a próxima segunda-feira, 22, devido a “imprevistos”, tal como informou a assessora de comunicação aos jornalistas que se deslocaram ao hospital.

Inforpress/Fim

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.