Síria tem capacidade de produzir armas biológicas

29/01/2014 23:24 - Modificado em 29/01/2014 23:24
| Comentários fechados em Síria tem capacidade de produzir armas biológicas

siriaUm programa de armamento biológico na Síria pode ter chegado demasiado longe na investigação e o país pode ter capacidade para produzir armas biológicas.

O regime sírio aceitou desmantelar o seu arsenal químico, mas pode ter a capacidade necessária para produzir armas biológicas, afirmou, esta quarta-feira, o diretor dos serviços de informações dos Estados Unidos, James Clapper.

 

“Pensamos que alguns elementos do programa de armamento biológico sírio podem ter avançado para lá da fase de investigação e desenvolvimento e (a Síria) pode ter a capacidade para a produção limitada de agentes”, disse Clapper ao apresentar ao Senado a avaliação anual de ameaças das 16 agências dos serviços de informações norte-americanos.

Clapper, que testemunhou por escrito, não deu mais pormenores, mas esta é a primeira vez que responsáveis norte-americanos afirmam publicamente que os serviços de informações estão convencidos de que a Síria deu passos significativos nesta matéria.

Clapper acrescentou, no entanto, que a Síria pode lançar agentes biológicos com armas convencionais.

“Tanto quanto sabemos, a Síria não dispõe de um sistema eficaz de lançamento de agentes biológicos, mas possui sistemas convencionais que podem ser modificados para o lançamento de agentes biológicos”, afirmou.

 

 

cm.pt

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.